
Foto: Ufes/Reprodução
Durante evento em Linhares, no Norte do Espírito Santo, nesta sexta-feira (11), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou que o campus de Medicina da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) em São Mateus está pronto para ser entregue. Segundo ele, o que falta agora é apenas uma articulação de agenda entre o governo do Estado e os parlamentares para oficializar a liberação da unidade.
— Aliás, governador, o Camilo Santana (ministro da Educação) passou um recado para o Rui Costa (ministro da Casa Civil), que a faculdade de Medicina de São Mateus está pronta. É só convidar vocês, deputados e senadores, para irem lá no meu gabinete, e a gente vai assinar para vocês terem sua faculdade de Medicina — afirmou Lula, ao se dirigir ao governador Renato Casagrande (PSB) durante o evento.
O anúncio reforça o que já havia sido divulgado em 28 de maio pelo ministro da Educação, Camilo Santana, que informou a autorização para abertura do curso de Medicina no campus da Ufes em São Mateus.
Aulas devem começar em 2026
De acordo com o Ministério da Educação, a previsão é que as aulas sejam iniciadas em 2026, com a primeira turma sendo formada por estudantes aprovados no processo seletivo regular. A instalação do curso é considerada estratégica para a interiorização da formação médica e para o fortalecimento do atendimento em saúde no Norte do Espírito Santo.
A expectativa agora é que, com a formalização da entrega, a universidade possa iniciar os trâmites administrativos e acadêmicos necessários para implantação do curso.