Celeste Arantes do Nascimento, mãe do icônico jogador de futebol Pelé, faleceu nesta sexta-feira (21) aos 101 anos em Santos, no litoral paulista. A causa da morte não foi divulgada. Dona Celeste estava internada no hospital SerPiero há uma semana. A notícia foi anunciada por um de seus netos, Edinho, que comunicou oficialmente o falecimento da avó nas redes sociais com a mensagem: “Descanse em paz, vó”.
Dona Celeste será velada e enterrada no Memorial Necrópole Ecumênica, um cemitério vertical onde também estão sepultados Pelé e seu irmão Jair, conhecido como Joca. Sandra Arantes do Nascimento, filha de Pelé, que faleceu em 2006 devido a um câncer, também está enterrada no mesmo local.
Além de Pelé e Joca, Dona Celeste era mãe de Maria Lúcia, com quem vivia e que era responsável por seus cuidados. Os três filhos são fruto de seu casamento com João Ramos do Nascimento, conhecido como Dondinho, com quem foi casada até 1996, ano em que ele faleceu.
Celeste Arantes do Nascimento residia em Santos desde 1956, quando a família se mudou para acompanhar Pelé em seus primeiros passos no Santos Futebol Clube. Para ela, Pelé, conhecido mundialmente como o Rei do Futebol, era simplesmente Dico, um apelido carinhoso que usava para chamá-lo.
Dona Celeste deixa um legado de força e amor familiar, tendo sido uma presença constante e fundamental na vida de Pelé, o maior jogador de futebol de todos os tempos. Seu falecimento marca o fim de uma era para a família Arantes do Nascimento e para todos aqueles que acompanhavam de perto a história do Rei do Futebol.