O prefeito reeleito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, tem realizado visitas técnicas para acompanhar de perto as mais de 70 obras que estão em execução no município. Nesta terça-feira (22), o prefeito esteve na Praça Duque de Caxias, que vai ser transformada em um parque urbano, nas obras de reforma do Teatro Municipal Élio de Almeida Vianna, ambos no Centro, e na Unidade Municipal de Ensino Infantil (UMEI) Tia Nenzinha, em Divino Espírito Santo, que está em fase final de ampliação para garantir 230 novas vagas para crianças de 1 a 2 anos.
Arnaldinho destacou que todo investimento feito pela administração pública é fruto de muito trabalho e planejamento em prol de melhor atender às demandas da população de Vila Velha. “As visitas técnicas permitem conferir de perto como estão a execução das obras, além de demonstrar o cuidado da gestão com a aplicação do dinheiro público. Nossa gestão continua trabalhando muito para cuidar das pessoas. Essa é nossa missão”, afirmou.
Com área total de 12.287,56 m², a Praça Duque de Caxias passa por uma grande reforma e requalificação para proporcionar aos moradores e visitantes um espaço de lazer e bem-estar com infraestrutura adequada. O local terá academia popular, parquinho, espaço para animais de estimação, área para barraquinhas de food trucks, ponto de informações turísticas, sanitários públicos e uma área para prática de parkour. Haverá gradis para segurança e controle de acesso, além de vigilância constante. Investimento de mais de R$ 8 milhões, executado com recursos do próprio município.
A revitalização do Teatro Municipal Élio de Almeida Vianna, de 1.700 m², inclui a recuperação da cobertura e das fachadas, além de intervenções para melhorar a acessibilidade, implantação de mais banheiros e melhorias na iluminação, preservando o patrimônio cultural do local. O investimento é de mais de R$ 3 milhões, fruto da parceria com o governo do Estado.
Educação
Para atender demanda antiga da comunidade de Divino Espírito Santo, a creche Tia Nenzinha ganhou um anexo, com dois novos pavimentos, seis salas e 626,32 m² de área construída. Atualmente, a creche atende 290 alunos de 2 a 5 anos, nos dois turnos de ensino.
O prefeito informou que o anexo estará funcionando no começo do ano letivo de 2025. “Sabemos que as mães precisam trabalhar e, por muito tempo, não tinham onde deixar os filhos. As 230 novas vagas vão atender crianças de 1 a 2 anos. A nossa gestão primeiro precisou acabar com a fila de espera por vagas de crianças de 4 e 5 anos para depois garantir vagas para as faixas etárias a partir de 1 ano”, explicou.
Entre as obras em execução também estão a construção das creches de Jaburuna e de Jabaeté. A Prefeitura de Vila Velha, em parceria com o governo do Estado, está construindo o Complexo de Educação Municipal Infantil e Fundamental Professora Nair Dias Barbosa, em Ponta da Fruta. O local terá capacidade para atender 1.800 alunos, sendo 1.030 na educação infantil, crianças de 1 a 5 anos, e 750 no ensino fundamental, do 1º ao 9º ano.