Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

Ministério da Agricultura proíbe a comercialização de 11 marcas de azeite de oliva

Foto: Pexels

Consumidores precisam ficar atentos na hora de comprar azeite de oliva no mercado. Isso porque 11 diferentes marcas do produto foram consideradas impróprias para o consumo segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa)

As marcas de azeite consideradas impróprias são: Málaga, Rio Negro, Carcavelos, Cordilheira, La Ventosa, Serrano, Oviedo, Imperial, Ouro Negro, Pérola Negra e Quinta de Aveiro.

O motivo da suspensão do uso é o fato dos produtos estarem em desacordo com as diretrizes estabelecidas pela Instrução Normativa nº 01/2012. Os azeites foram analisados pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária. Outro motivo que contribuiu para a suspensão são as empresas que são responsáveis pelo produto estarem sem registro ativo na Receita Federal.

Recentemente a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), havia suspendido a comercialização de azeite de oliva das marcas Serrano e Cordilheira por também estarem em desacordo com as normas de instrução.

O Ministério da Agricultura e Pecuária informou que outras marcas de azeite de oliva já estão sendo analisadas e que em breve, uma nova lista será divulgada. O Ministério ressaltou ainda que supermercados e atacadistas que comercializarem produtos desclassificados e de procedência desconhecida poderão ser responsabilizados de acordo com o Decreto nº 6.268/2007.

O azeite de oliva é o segundo produto alimentar mais fraudado do mundo, ficando atrás apenas do pescado, segundo dados do Mapa.