Do dia 12 até o feriado do Dia da Proclamação da República, 15 de novembro, a cor será o azul, em alusão à campanha 24 Horas Pelo Diabetes. O Dia mundial da doença é 14 de novembro, e essa iluminação especial é uma parceria com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO).
A cor roxa fará alusão à sensibilização sobre a prematuridade, do dia 19 até 24 de novembro. Já no final do mês, de 25 a 30, o destaque será a cor laranja, pelo fim da violência contra as mulheres.
Compromisso
Segundo o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Alex Mariano, a iluminação permanecerá com cores oscilando por período durante todo o mês de novembro, e vai surpreender a todos.
O secretário disse, ainda, que as luzes encantam as pessoas, servem a contemplação , embelezam as ruas, as avenidas e destacam movimentos e datas especiais que convidam a uma reflexão mais profunda.
Vitória tem o compromisso de levar mais dignidade e inclusão aos cidadãos, e, por isso, ações como essa são um convite à reflexão e posicionamento para todos que moram ou passam pela cidade. “São campanhas fundamentais e nos orgulhamos em colaborar para reflexão”, destacou.
Monumentos
O viaduto Caramuru foi construído sobre a rua de mesmo nome e interliga as ruas Francisco Araújo e Dom Fernando. Ele consiste num marco de ligação da parte baixa da cidade com seu núcleo fundacional, a chamada Cidade Alta. O patrimônio foi recentemente restaurado e fará 100 anos em 2025.
A Catedral Metropolitana de Vitória foi construída no mesmo local da antiga Igreja Matriz de Nossa Senhora da Vitória, edificada no período da fundação da cidade pelo primeiro donatário da capitania do Espírito Santo, Vasco Fernandes Coutinho, por volta de 1550, quando a localidade ainda se denominava “Vila Nova”. É um destaque na Cidade Alta, Centro de Vitória.