Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

Moradores elogiam obras de restauro da Igreja do Rosário

Depois de quase três meses de restauro, a Igreja do Rosário, localizada no sítio histórico da Prainha, teve as obras concluídas e foi entregue à comunidade, na noite de terça-feira (10), pelo prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo. A recuperação do telhado, as pinturas das paredes, interna e externa, além do restauro das pinturas artísticas na nave e no presbitério, entre outras intervenções, chamaram a atenção e receberam elogios dos moradores da comunidade e visitantes.

“Foi emocionante ver a Igreja do Rosário sendo revitalizada, um espaço que marcou minha vida desde a primeira comunhão até o casamento. Agradeço à gestão do Arnaldinho por preservar este patrimônio histórico tão importante para mim e para nossa comunidade”, ressaltou Belmira Gusmão, moradora do bairro há 72 anos, desde que nasceu.

Arnaldinho também destacou a importância histórica da Igreja do Rosário, construída em 1535 e que, com a ajuda dos jesuítas, foi ampliada em 1551, atingindo sua dimensão atual, sendo reconhecida como a mais antiga em atividade litúrgica no Brasil. A igreja foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1950.

“Esse restauro conta a história do Espírito Santo, de Vila Velha, do nosso povo e também da igreja. Hoje estamos aqui fazendo essa entrega, que de fato ficou linda, preparada para receber os nossos moradores, à comunidade, mas, principalmente, quem vem visitar a nossa cidade, porque nós sabemos que Vila Velha é carregada de muita história, de muita cultura e o turismo religioso é muito forte aqui”, afirmou.

O prefeito lembrou ainda que a padroeira da cidade de Vila Velha é Nossa Senhora do Rosário, e não Nossa Senhora da Penha, como muitos pensam, que é a padroeira do Espírito Santo.

As obras de restauro, iniciadas em 17 de setembro deste ano, foram viabilizadas com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, totalizando investimento de R$ 500 mil. As intervenções, realizadas pelo Instituto Modus Vivendi, incluíram também a descupinização, a conservação do piso e a limpeza de fungos nas paredes externas.

Emoção

Antônio Lima Mamedes, morador da Prainha há 32 anos, também prestigiou a solenidade e reforçou a importância do restauro. “Depois de anos como voluntário, é emocionante ver a igreja renovada. Preservar nosso patrimônio histórico é preservar a nossa identidade. Agradeço toda equipe da prefeitura por manter viva a história da nossa igreja para as futuras gerações”, disse.

Frei

O frei Vanderlei da Silva Neves elogiou a preservação do espaço.  “Esse restauro para nós, não só a comunidade católica, mas para todas as pessoas de Vila Velha, é uma grande graça: tornar esse espaço sagrado mais belo. Quando nós cuidamos do patrimônio histórico, cultural, religioso, nós estamos cuidando de cada pessoa, de cada coração, de cada sentimento. Muito obrigado, prefeito. Estamos muito felizes com esse restauro”. O pároco celebrou uma missa após a entrega das obras.

Esse foi o segundo restauro realizado pela gestão de Arnaldinho Borgo. O primeiro ocorreu em 2021, quando foram realizados serviços de manutenção da pintura externa com tinta à base de cal, restauro na pintura dos altares e manutenção do telhado.

Nessa época, Dirsse Pereira Bessa, moradora de Brasília há 40 anos, visitava Vila Velha e, agora, encontrou a Igreja do Rosário “ainda mais linda”. “Há alguns anos eu estive aqui e estavam restaurando a igreja. É uma igreja muito importante. Isso nos emociona, ver como ela está tão linda. A restauração ficou perfeita. Essa igreja é um dos ícones maravilhosos que a gente não pode deixar de conhecer, junto com o Convento da Penha. É importante esse olhar atento para a nossa cultura. Viver a cultura é muito bom”, destacou.

O secretário de Cultura e Turismo de Vila Velha, Roberto Patrício Junior, reforçou o compromisso da atual gestão com a preservação do patrimônio histórico da cidade. “O patrimônio não é só a parede, é também sentimento, é comportamento das pessoas. Estar aqui hoje para fazer essa entrega é um momento muito importante porque a Igreja do Rosário tem um significado que trata das nossas raízes como canela-verde e como capixaba. A igreja merece estar conservada nos seus mínimos detalhes. Nossa missão é mantê-la cada vez mais linda e preservada”, afirmou.

A solenidade contou com as presenças do superintendente do IPHAN no Espírito Santo, Joubert Jantorno Filho, da presidente do Instituto Modus Vivendi, Erika Poncio Kunkel Varejão, de secretários municipais e de vereadores, além de moradores.

Horários de missa

As missas na Igreja do Rosário são realizadas no domingo, às 8 horas; na terça-feira, às 19h; e sempre na primeira sexta-feira do mês, às 17h.
O espaço também fica aberto para visitações de segunda a sexta-feira e feriados, das 9h às 16h30, quando entra o último grupo de visitantes, já que o local fecha às 17h.

Notícias Recentes