Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

Mostra de Cinema propõe debate sobre mídia livre

O evento, gratuito, acontecerá de 19 a 21 de setembro no Cine Metrópolis, no campus de Goiabeiras, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Filmes brasileiros dirigidos por mulheres trans, cis, travestis e pessoas não-binárias, produzidos entre janeiro de 2021 e 1º de maio de 2024, com duração de até 25 minutos, podem ser inscritos. Cada proponente pode enviar até duas obras dos gêneros documentário, ficção, animação ou híbrido.

A Mostra propõe um debate sobre outras formas de comunicar e difundir histórias, reverenciando as narrativas livres e os meios independentes que se colocam como novas plataformas de partilhas do sensível. O evento evoca o cinema e o midialivrismo como formas de fortalecer a capacidade de comunicação e a disputa de narrativas da sociedade civil em um cenário de desigualdades de gênero, racial, ambiental e econômica.

Terminam neste sábado as inscrições para os laboratórios imersivos de audiovisual Lab.Clipe e Lab.Doc, do Crias.Lab, um projeto voltado para manifestações culturais urbanas das juventudes das comunidades periféricas. As oficinas são destinadas a jovens entre 18 e 35 anos, com o objetivo de capacitar os participantes na produção de videoclipes e documentários. As inscrições podem ser feitas através deste link.

Por meio da formação, gratuita, os jovens receberão uma bolsa-auxílio de R$ 600,00. Serão oferecidas 50 vagas, divididas igualmente entre os dois laboratórios. As aulas ocorrerão de 10 a 14 de junho, no HUBES+, no Centro de Vitória. Além do conhecimento técnico, os participantes terão a oportunidade de explorar suas habilidades criativas e expressivas, contribuindo para o fortalecimento da cena cultural periférica. Os laboratórios contam com a orientação de profissionais experientes do setor audiovisual, proporcionando uma experiência rica e transformadora para os jovens envolvidos.