Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

Município de São Mateus confirma caso de coqueluche em bebê e prefeitura emite alerta sobre a doença

Foto: Prefeitura de São Matheus

A equipe de Vigilância Epidemiológica do município de São Mateus, região no Norte do Estado, emitiu uma nota nesta terça-feira (22), confirmando um caso de coqueluche na cidade. Se trata de uma criança de 8 meses que está recebendo tratamento à base de antibióticos. Segundo a nota, a criança “está em isolamento domiciliar, seguindo as orientações das autoridades de saúde para evitar a transmissão da doença. O paciente foi confirmado laboratorialmente”.

Um outro caso suspeito já está sob investigação.

A Secretaria de Saúde de São Mateus informou que uma outra criança de 1 ano e 6 meses, também está internado após apresentar sintomas semelhantes aos da doença, porém, seu estado de saúde não é grave. “Está sendo monitorado, recebendo tratamento com antibióticos e aguarda novos exames para confirmação do diagnóstico”, informou a Prefeitura de São Mateus por meio de nota.

Todos esses casos fizeram com que a Prefeitura de São Matheus emitisse alertas voltados para áreas de ensino e de saúde.

Coqueluche: uma questão de saúde pública mundial

Mas não é só no Espírito Santo que a coqueluche vem causando preocupação. Em 2023, pelos menos 17 países da União Europeia registraram 25.130 casos da doença. Já entre os meses de janeiro a março deste ano, foram registrados 32,037 casos. Já na China, 32.380 casos de coqueluche e 13 óbitos foram confirmados neste ano. Desses casos a maior incidência ocorreu em crianças com menos de 1 ano. Um surto de coqueluche também foi confirmado na Bolívia em 2023, com 693 casos confirmados da doença e oito óbitos.

Casos de coqueluche no Brasil

Entre os anos de 2019 e 2023, casos de coqueluche foram registrados em todos os estados do país. O maior número ocorreu no estado de Pernambuco com 776 casos; em seguida vem São Paulo com 330 casos da doença; 158 casos foram confirmados no estado do Paraná; Rio Grande do Sul registrou 148 casos; enquanto que o estado da Bahia confirmou 122 casos.

Mas afinal, o que é coqueluche?

A coqueluche é uma doença infecciosa causada pela bactéria bordetella pertussis e transmitida por meio de fala, espirro ou tosse. Os principais sintomas da doença são febre baixa, mal-estar geral, coriza e tosse seca nos casos mais leves. Já os casos mais intensos da doença são caracterizados por tosse forte e incontrolável, vômitos e dificuldade para respirar.

Apesar da gravidade da doença, a coqueluche tem cura, porém, o tratamento precisa ser feito o mais rápido possível com o uso de antibióticos prescritos por um médico especialista.

Notícias Recentes