A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) começará a ser emitida no Espírito Santo a partir desta quinta-feira (11). O novo modelo não terá mais o número do Registro Geral (RG), mas sim o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) como identificador do cidadão.
No início deste processo apenas um posto fará a emissão do novo modelo, mas a previsão é que até o final do primeiro trimestre de 2024 todos os postos de identificação do estado passem a adotá-lo.
De acordo com a Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC), a fase inicial dos cadastros e emissões serão disponibilizados para um público limitado, ocorrendo de forma controlada, em um posto piloto, para pessoas que pediram pela a primeira via do documento e que não apresentarem nenhuma pendência no cadastro da Receita Federal.
Ainda segundo o órgão, que é responsável pela emissão da identidade no Espírito Santo, será observado o comportamento do sistema, que, futuramente, terá integrações ao governo federal, como a Receita Federal.