Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

Número de pinguins encontrados no litoral do ES acende alerta entre especialistas

Animais em migração aparecem debilitados em praias de Marataízes, Serra e Linhares

Reprodução: Redes sociais

O aparecimento de pinguins no litoral capixaba tem chamado atenção de banhistas e especialistas. Neste domingo (13), dois animais foram resgatados com vida em diferentes pontos do Espírito Santo: um na Praia Central de Marataízes, no Sul do Estado, e outro em Balneário Carapebus, na Serra. Segundo especialistas, os pinguins encontrados são jovens em período migratório e, por estarem exaustos ou doentes, acabam se afastando do grupo e parando nas praias.

No caso de Marataízes, o animal foi localizado por guardas-vidas, que acionaram o Instituto de Pesquisa e Conservação Marinha (IPCMar). A equipe permaneceu com o pinguim até a chegada dos veterinários, que confirmaram que ele estava vivo, mas debilitado.

Na Serra, o resgate foi realizado pelo Instituto de Pesquisa e Reabilitação de Animais Marinhos (IPRAM), que também recebeu outros seis pinguins entre sábado (12) e domingo (13), oriundos de diferentes pontos do Estado, como Regência, em Linhares, no Norte capixaba.

De acordo com o presidente do IPRAM, Luis Felipe Mayorga, muitos dos animais não resistem e acabam morrendo antes mesmo da chegada das equipes de resgate. A recomendação dos especialistas é de que, ao avistar um pinguim na areia, a população evite tocar no animal e acione imediatamente as autoridades ambientais para garantir o resgate adequado.

Notícias Recentes