Em 2020, Cariacica tinha quatorze candidatos a prefeito (Euclério Sampaio DEM, Célia Tavares PT, Subtenente Assis PTB, Sandro Locutor PROS, Marcos Bruno Rede, Dr Helcio PP, Joel da Costa PSL, Dr Heraldo Lemos PC do B, Dr Motta DC, Saulo Andreon PSB, Adilson Avelina PSC, Celso Andreon PSD, Ivan Bastos MDB e Bia Biancardi PMB).
Já em 2024, até o momento, apenas quatro pré-candidatos declararam que estão na disputa: o atual prefeito Euclério Sampaio (MDB), o pastor Ivan Bastos (PL), a professora Célia Tavares (PT) e o ex-vereador Heliomar Costa (PV). Sendo que Célia e Heliomar fazem parte da mesma federação, que ainda conta com o PCdoB. Ou seja, os federados só poderão lançar um candidato a prefeito.
Voltando ao pleito de 2020, na época, o prefeito era Juninho (Geraldo Luzia Junior), que estava no seu segundo mandato consecutivo, deixando o caminho aberto para a disputa que trazia o candidato Sandro Locutor em primeiro lugar (18%), Euclério em segundo (16%) e em terceiro a petista Célia Tavares (10%). No final, deu Euclério em primeiro, acompanhado de Célia, para a disputa do segundo turno (dados do Ibope 13/11/20, divulgados pelo site de notícias G1). Euclério Sampaio venceu a disputa com 95.356 (58,69%).
Na primeira entrevista, Euclério deu o tom da sua gestão: “Nós vamos trabalhar muito. O governo tem uma dívida social muito grande com Cariacica e eu tenho certeza que o governador Renato Casagrande vai nos ajudar. Nosso primeiro ponto é a união por Cariacica”. Com essas palavras, o novo prefeito traz o governador para dentro da sua gestão, uma parceria que beneficiou muito a vida dos cariaciquenses. A nova orla em Porto Santana é o grande destaque entre as obras dos municípios da Grande Vitória, um marco na história da cidade, que resgatou a autoestima da população.
No início, Euclério teve que enfrentar a desconfiança de boa parte do núcleo político capixaba, que não acreditava no seu potencial como gestor. Porém, com o passar do tempo e com a agenda de entregas, ele surpreendeu muita gente e vem se tornando quase unânime no município, uma situação confortável para a reeleição. Para a nossa coluna, Euclério pontuou as seguintes ações:
– Criação e implementação da Guarda Municipal;
– Investimento em segurança inteligente e implementação do cerco inteligente, um dos melhores do Estado;
– Iluminação com tecnologia LED em toda cidade (100%);
– 500 ruas drenadas e pavimentadas;
– Construção e reforma de 190 escolas;
– Aumento de 5.500 novas vagas na rede de ensino;
– Reforma de todas as Unidades de Saúde e investimento recorde na área, aumentando o atendimento à saúde da família;
– Contratação de 600 novos profissionais da área da saúde;
– Reforma Fundiária e regularização escritural do município;
– Mais de 30 mil novas empresas, o que transformou Cariacica num dos maiores polos de negócio do Estado, gerando emprego e renda;
– Obras estruturantes como o Parque do Biquinho, Avenida América e do Parque de Exposição, que começa agora em junho;
– Reurbanização e acessibilidade na Mario Gurgel;
– Construção do viaduto de Campo Grande, uma obra desafiadora e tão esperada pela população;
– Investimento recorde em Logística, facilitando o escoamento da produção do município.
Euclério ainda ressaltou que a cidade está avançando muito com a parceria do Governo do Estado: “A bandeira da união por Cariacica tem gerado bons frutos. A gente trabalha com inclusão social e não com perseguição ou briga ideológica. Eu sou conservador e não abro mão dos meus princípios. Não tenho direito de ficar botando interesse partidário acima do interesse da população. Se for para o bem do nosso município, vou brigar até o final. Fui eleito para ser o prefeito de todos e não de alguns”.
Analisando a temperatura política da cidade, concluímos que o clima não está distante da descrição acima, é o que apontou a pesquisa divulgada pelo Instituto Futura Inteligência (Folha Vitória) no mês passado, onde os dados mostram que o atual prefeito lidera com larga diferença, encaminhando com folga sua reeleição.
Sem concorrência à altura até o momento, Euclério segue a longa reta, sem a mínima necessidade de olhar para o retrovisor, é o que mostra o atual cenário político de Cariacica.
Weverton Santiago