Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

Obra de drenagem vai melhorar escoamento de água em Nova Itaparica, Vila Velha

A Prefeitura de Vila Velha está realizando obras de manutenção e reparo no sistema de drenagem do bairro Nova Itaparica, com o objetivo de melhorar o escoamento das águas pluviais e reduzir os pontos de acúmulo identificados pela equipe da Secretaria de Obras. A principal intervenção ocorre na rua Lourenço Salles, localizada em uma área mais baixa em relação às demais vias do entorno e que sofre com recorrentes alagamentos após chuvas.

De acordo com a secretária de Obras, Menara Cavalcante, os trabalhos incluem drenagem e pavimentação no trecho entre as ruas Sérgio Cardoso e Dr. Ceciliano Abel de Almeida. A ação prevê o alteamento da via nos pontos críticos, corrigindo o desnível e restabelecendo o fluxo natural da água da chuva.

Entre as intervenções técnicas estão a instalação de manilhas de concreto com 400 milímetros de diâmetro, ampliação da capacidade da rede pluvial, recuperação de trechos danificados da galeria, substituição de ramais e desobstrução de bocas de lobo.

“Estamos realizando intervenções para dar o caminho às águas. A drenagem urbana conduz a água da chuva por meio de galerias subterrâneas até córregos, canais ou rios. Quando esse percurso é interrompido, o sistema entra em colapso”, explicou a secretária.

Intervenção depende de obra estadual

A prefeitura alerta, no entanto, que o pleno funcionamento do sistema de drenagem da rua Lourenço Salles ainda depende da conclusão da obra do Canal Guaranhuns, de responsabilidade do governo do Estado. Atualmente, o canal está parcialmente represado por conta da construção em concreto, o que limita a vazão da água e compromete o desempenho da galeria.

“Hoje, a galeria trabalha de forma afogada, porque não há vazão suficiente para o canal. Isso será resolvido quando a obra estadual for finalizada”, informou a equipe técnica da Secretaria de Obras.

A população pode solicitar intervenções semelhantes por meio da Ouvidoria Municipal, pelo telefone 162.

Notícias Recentes