
As obras de requalificação da orla do Canal de Camburi entraram em uma nova fase nesta terça-feira (4), com o início da aplicação do piso definitivo dos deques. As estruturas farão parte do projeto Vitória de Frente para o Mar, que vai transformar o canal em um moderno espaço de lazer, convivência e turismo, interligando os bairros Praia do Canto, Barro Vermelho, Santa Luíza e Pontal de Camburi.
O investimento total é de R$ 219,9 milhões, contemplando 3,3 quilômetros de passeio público para pedestres e ciclistas, construído sobre a água e margeando as bordas do canal — uma área total de 32 mil metros quadrados.
Durante a visita técnica, o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, destacou que o projeto é o maior investimento em turismo da história do Espírito Santo.
“Esse projeto começou na Grande São Pedro, onde a orla já é uma realidade, e agora chega até aqui, integrando toda a cidade. Em breve, o morador e o turista poderão sair da Praia de Camburi e pedalar por toda a orla, passando por restaurantes e espaços de lazer. É assim que a cidade avança, atraindo turistas, novos investimentos e melhorando a qualidade de vida de todos”, afirmou o prefeito.
Pazolini reforçou que as obras do programa Vitória de Frente para o Mar avançam simultaneamente em várias regiões.
“Aqui no Canal de Camburi, em Andorinhas e Pontal, os trabalhos estão muito adiantados. Em São Pedro, já estamos na fase de conclusão e, em breve, iniciaremos uma nova frente na Avenida Beira-Mar. A cidade que antes cresceu de costas para o mar agora se volta para ele, preservando o meio ambiente e criando novas oportunidades”, completou.
Um novo cartão-postal para Vitória
O projeto tem como objetivo reconectar os moradores com o mar, promovendo a revitalização urbana com espaços de convivência, lazer e cultura.
Na margem norte, o plano inclui uma praça para eventos, arquibancada com vista para o canal e calçadas amplas para pedestres. Já na margem sul, estão previstas duas edificações comerciais, uma nova peixaria e uma passarela de pedestres que fará a ligação entre os bairros Pontal de Camburi e Santa Luíza.
Além de incentivar o turismo e a economia criativa, o Vitória de Frente para o Mar aposta em sustentabilidade e integração urbana, com calçadas acessíveis, ciclovias, píeres, jardins e quiosques que vão fomentar o comércio local e o turismo gastronômico.
Com o avanço das obras no Canal de Camburi, Vitória se prepara para ganhar um novo cartão-postal, símbolo de modernidade, lazer e valorização dos espaços públicos voltados ao mar.
