Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

Onda de calor pode deixar conta de energia elétrica mais cara em cidades do Espírito Santo

Foto: Divulgação/EDP

A EDP Escelsa fez um alerta para a população capixaba sobre uma nova onda de calor no Espírito Santo, o que deve impactar diretamente no consumo de energia. A previsão da distribuidora é que o clima quente se estenda até 12 de setembro.

O uso de aparelhos eletrodomésticos como ventilador, ar-condicionado e climatizador tendem a deixar mais alta a conta de energia em virtude das temperaturas que podem atingir 5°C acima da média em algumas regiões capixabas.

De acordo com o gestor da EDP Escelsa, Adilson Herzog, eletrodomésticos como freezer, geladeira e ar-condicionado são os mais afetados por conta das ondas de calor.

Esse fenômeno acontece em um momento em que a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) ativou a Bandeira Tarifária Vermelha no patamar 1, o que significa um acréscimo de R$ 4,46 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos em setembro, aumentando significativamente o impacto das temperaturas nas contas de luz.

Com isso, a EDP Escelsa sugere algumas medidas para racionar e otimizar o uso de energia, para assim, evitar alta nas faturas de energia. Escolhas como usar ventilador no lugar do ar-condicionado é uma das formas de economizar energia, mas caso o uso for indispensável, a distribuidora recomenda regular a temperatura do ar-condicionado para 23°C ou mais e programar o aparelho para desligar automaticamente.

Entre elas, estão a escolha de ventiladores em vez de ar-condicionado nos dias menos quentes, a redução do tempo de uso de eletrodomésticos e a preferência pelo uso da luz natural durante o dia.

A empresa também recomenda regular a temperatura do ar-condicionado para 23°C ou mais e programar o aparelho para desligar automaticamente. Outras dicas incluem colocar a geladeira em locais frescos e evitar abrir a porta desnecessariamente.

Notícias Recentes