Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

​Planejamento prioriza vocações e desenvolvimento de Vila Velha

A Prefeitura de Vila Velha vem desenvolvido dois projetos que vão construir o futuro da cidade a partir de uma ampla escuta da sociedade e do setor produtivo. O “Vila Velha 500 Anos” e o “Vila Velha Ágil” foram criados em conjunto e estão sendo implementados por meio de uma parceria entre o município e a Fundação Dom Cabral (FDC), a melhor escola de negócios da América Latina e 7ª melhor do mundo, segundo o Ranking de Educação Executiva do jornal inglês “Financial Times”.

A Prefeitura de Vila Velha vem desenvolvido dois projetos que vão construir o futuro da cidade a partir de uma ampla escuta da sociedade e do setor produtivo. O “Vila Velha 500 Anos” e o “Vila Velha Ágil” foram criados em conjunto e estão sendo implementados por meio de uma parceria entre o município e a Fundação Dom Cabral (FDC), a melhor escola de negócios da América Latina e 7ª melhor do mundo, segundo o Ranking de Educação Executiva do jornal inglês “Financial Times”.

Ambos os projetos foram lançados no início do último mês de dezembro, durante reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico (COMDEC), com a presença de autoridades e lideranças do município, além de representantes executivos da Fundação Dom Cabral.

Vocações

O “Vila Velha 500 Anos” vai estabelecer uma visão e um caminho de longo prazo para o município, com base no desenvolvimento de suas vocações e na promoção do bem-estar e da sustentabilidade ambiental e financeira. A ideia é realizar um planejamento estratégico até 2035, quando a cidade completará 500 anos de história.

“Este projeto envolve conceitos muito bem definidos de missão, visão, prioridades, estratégias, ações e metas. Serão quase 800 horas de trabalho, distribuídas em um cronograma de seis meses, que inclui seis grandes etapas. São elas: Planejamento e Customização; Escuta Ativa e Diagnóstico; Geração da Visão de Futuro; Tradução da Visão em Estratégias; Desdobramento da Estratégia; e Monitoramento da Estratégia”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha, Everaldo Colodetti.

Ambiente de negócios 

Já o projeto “Vila Velha Ágil” tem como objetivo melhorar o ambiente de negócios da cidade, tendo em vista repatriar e atrair investidores e investimentos que sustentarão os planos de longo prazo, definidos no primeiro projeto. A meta é mapear os principais desafios das secretarias municipais na promoção de um ambiente de negócios eficiente e atrativo, identificando as possíveis soluções para tornar os serviços e processos mais ágeis, o que vai resultar em um portfólio de projetos da gestão municipal.

“Para isso, vamos realizar um amplo diagnóstico e identificar os atores de todo o ecossistema de negócios e suas relações, além das principais rupturas nas relações e nos processos. Neste caso, serão quase 700 horas de trabalho ao longo de seis meses; que vamos dividir em quatro etapas: Planejamento e Customização; Escuta Ativa e Diagnóstico; Mapa de Contexto; e Portfólio de Projetos”, informou Fernando Rabelo, Gerente de Projetos de Gestão Pública da Fundação Dom Cabral.

De acordo com Fernando Rabelo, o posicionamento da Fundação Dom Cabral é “fazer com o cliente” e não “fazer para o cliente”. E este pensamento inclui o desenvolvimento de capacidades individuais e institucionais; atividades com metodologias próprias da FDC, além de eventos, reuniões de trabalho, capacitações, análises de documentos e dados, pesquisas, entrevistas, grupos focais, oficinas, palestras, debates, apresentações e relatórios.

Primeira etapa concluída

“A primeira etapa de cada projeto já foi concluída, com a realização de reuniões de trabalho e de uma capacitação do Secretariado. E a segunda está em andamento. Até o final de janeiro, deverão ser realizadas mais de 90 entrevistas e, em fevereiro, serão realizadas uma pesquisa virtual e as primeiras palestras, debates e oficinas com a equipe”, informou Rabelo.

Segundo ele, os dois projetos em andamento – “Vila Velha 500 Anos” e “Vila Velha Ágil” – vão ampliar a participação da sociedade local na gestão municipal, visando construir uma visão de futuro comum e melhorar o atendimento ao cidadão, promovendo uma real mudança de cultura e encaminhando a cidade para se tornar protagonista nos cenários estadual, nacional e internacional.

Desenvolvimento sustentável

“Participar do desenvolvimento de uma cidade como Vila Velha – que possui uma gestão de excelentes resultados, que realiza um trabalho de sucesso, sob a liderança do prefeito Arnaldinho Borgo – é um privilégio. Mas é, também, uma oportunidade para que, de fato, a FDC possa exercer sua missão – de contribuir para o desenvolvimento sustentável do município e de seus moradores – por meio da educação, da capacitação e do desenvolvimento de executivos, empresários e gestores públicos”, assegurou Fernando Rabelo.

O Gerente conta, ainda, em primeira mão, que os dois projetos serão objetos de pesquisa de mestrado: pesquisa que vai documentar todo o processo e avaliar os resultados, tendo em vista a publicação e a discussão deste trabalho nos principais fóruns de gestão pública do Brasil e do mundo.

Sobre Fundação Dom Cabral

A FDC é uma escola de negócios brasileira com mais de 47 anos, considerada a melhor escola de negócios da América Latina e a 7ª do mundo, dentre as escolas de educação executiva participantes da edição 2023 do ranking do jornal inglês Financial Times.

A FDC oferece uma abordagem educacional diferenciada: o UNI(CO) cria experiências consistentes, contínuas e com impacto positivo em seus três pilares de atuação: Educação Executiva, Acadêmica e Social para pessoas, organizações e o mundo. Ele consegue combinar inteligência com afetividade, rigor científico com aplicabilidade e desempenho com progresso social, mostrando o seu jeito de fazer educação.

Sempre acompanhando as principais transformações globais, a FDC tem como missão contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade por meio da educação, capacitação e desenvolvimento de executivos, empresários e gestores públicos.

Só em 2022, mais de 46 mil profissionais foram formados pela FDC. Desde a sua criação, foram desenvolvidas mais de 530 soluções para a Gestão Pública, impactando mais de 60 mil participantes.

No âmbito da Educação Social, o Centro Social Cardeal Dom Serafim, ligado à FDC, vem apoiando jovens em situação de vulnerabilidade, empreendedores populares e organizações sociais. A escola também mantém o portal “Seja Relevante”, que democratiza o acesso a conteúdos próprios e informações relevantes sobre carreira, gestão, negócios e impacto.