Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

PMV e Findes enviam carreta com cozinha para preparar marmitas em Mimoso do Sul

Vitória está mobilizada para apoiar os municípios do sul do Estado afetados pelas fortes chuvas do fim de semana. Num momento crítico em que as famílias não conseguem cozinhar, já que perderam tudo no que sobrou de suas casas, a Prefeitura, em parceria com a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes), enviou para Mimoso do Sul, a carreta Cozinha Capixaba, do projeto QualificaVix Comunidades, com estoque de macarrão e molhos suficientes para o preparo, inicialmente, de 5 mil quentinhas, nesta quarta-feira (27).

Em prol da solidariedade, a Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) alterou o início das aulas dos novos cursos programados para a Carreta Cozinha Capixaba para contribuir com a produção de alimentos frescos e de qualidade para os moradores afetados.

“Neste momento, há muita dificuldade para preparação de refeições. Muitas famílias não têm como cozinhar os alimentos que recebem de doação. A Cozinha Capixaba vai auxiliar nessa situação, à medida da necessidade e das possibilidades, preparando refeições de qualidade para quem precisa”, diz o secretário de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho, Diego Libardi.

Além da “cozinha itinerante”, saíram do Tancredão dois caminhões com 7 toneladas de alimentos, água mineral, colchões, fraldas geriátricas, produtos de limpeza doméstica e de higiene pessoal para serem distribuídos em Mimoso do Sul.

Outro caminhão já está sendo carregado com 6 toneladas de doações, incluindo enxadas, pá e botas; roupas e calçados em boas condições de uso e já separados para criança e adultos, homens e mulheres. Também serão enviados materiais para atuação dos profissionais de Saúde e medicamentos.

A ação é realizada em conjunto com a Findes e com a Câmara Municipal e é o resultado da campanha de arrecadação de donativos iniciada no sábado (23). O prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, e a presidente da Findes, Cris Samorini, acompanharam a saída do comboio, no Tancredão.

Mobilização e empatia

“A cidade toda se mobilizou em solidariedade às famílias afetadas pelas chuvas no Sul do Estado. Recebemos ajuda de moradores, de empresários e de diversas organizações, demonstrando empatia e solidariedade. Nós, como Prefeitura, estamos orgulhosos de puxar esta corrente do bem e poder levar esse apoio a quem mais precisa neste momento”, disse Pazolini.

Diferentes setores da Prefeitura estão envolvidos na ação. “Cada secretaria municipal disponibiliza o que pode, como materiais, equipes e espaços para recebimento das doações, resultando nessa grande mobilização”, disse a coordenadora da Defesa Civil, Sidneia dos Santos Assis.