A Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, conhecida como Beira-Mar, vai passar por uma transformação significativa, trazendo melhorias que visam beneficiar a comunidade de Vitória. Entre as novidades estão a construção de uma passarela, mirantes e um centro de orientação ao exercício. Além disso, a via será equipada com uma ciclovia que ligará o Centro de Vitória à Praça do Papa, na Enseada do Suá, facilitando o transporte e promovendo um estilo de vida mais saudável.
Na manhã desta quarta-feira (19), a Prefeitura de Vitória (PMV) lançou o edital para essas obras. As propostas poderão ser enviadas por meio de pregão eletrônico até 20 de setembro. O projeto, que abrange um trecho de 4,2 quilômetros entre o Porto de Vitória, na altura da Rua Marcellino Duarte, no Centro, e o Hortomercado, na Enseada, tem um custo estimado de R$ 120,4 milhões.
Entre as melhorias, estão a construção de mirantes, incluindo um na região do Morro do Penedo, além de um píer, deques, arquibancadas alagáveis que permitirão aos visitantes um contato direto com o mar, espaços infantis e áreas de uso comum, como o Serviço de Orientação ao Exercício (SOE).
A integração das ciclovias existentes desde o Hortomercado até a região central de Vitória é outro ponto importante do projeto. As calçadas, que em alguns pontos são compartilhadas entre pedestres e ciclistas, serão readequadas para criar espaços exclusivos, aumentando a segurança e o conforto para todos.
O prazo estimado para a conclusão dessa nova Beira-Mar é de 720 dias, ou quase dois anos, prometendo um futuro mais acessível, bonito e funcional para os moradores e visitantes de Vitória.