
A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), por meio da Delegacia Especializada de Proteção ao Meio Ambiente (DEPMA), em parceria com a Gerência de Bem-Estar Animal da Prefeitura de Vila Velha (PMVV), realizou uma operação nesta segunda-feira (3) que resultou no fechamento de uma estrutura utilizada para rinha de galos no bairro Nossa Senhora da Penha, em Vila Velha. Durante a ação, 37 aves foram apreendidas e três homens foram conduzidos à delegacia para prestar esclarecimentos.
De acordo com o delegado Marcelo Nolasco, titular da DEPMA, no local foram encontrados 20 galos de briga com espora, além de duas aves silvestres da espécie papagaio, um periquito maracanã, um azulão, cinco trinca-ferros e oito coleiros. As aves estavam confinadas em condições inadequadas, o que caracteriza crime de maus-tratos e criação ilegal de animais silvestres.
Os três responsáveis, dois de 59 anos e um de 69, foram autuados com base nos artigos 29 e 32 da Lei Federal nº 9.605/98, que tratam dos crimes contra a fauna. Como se trata de crime de menor potencial ofensivo, foi lavrado um Termo Circunstanciado (TC), e eles responderão ao processo em liberdade.
O delegado Nolasco destacou que o combate a práticas como rinhas e comércio ilegal de animais segue como prioridade.
“Essas ações representam um compromisso contínuo de proteção à fauna e de combate aos maus-tratos. Além do sofrimento imposto aos animais, as rinhas são ambientes onde frequentemente ocorrem apostas e outros delitos”, afirmou.
A Gerência de Bem-Estar Animal da Prefeitura de Vila Velha realizou o resgate das aves e o encaminhamento para avaliação veterinária. As espécies silvestres serão entregues ao Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), que fará o devido encaminhamento aos centros de reabilitação autorizados.
A operação reforça o trabalho integrado entre os órgãos municipais e estaduais na proteção dos animais e na promoção do bem-estar animal, além de alertar a população sobre a importância de denunciar casos de maus-tratos por meio dos canais oficiais da Polícia Civil e da Prefeitura.
