Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

Polícia Civil inicia segunda fase do Projeto Recupera

A Polícia Civil do Espírito Santo (PCES) enviou, nesta quinta-feira (19), mais 200 intimações do Projeto Recupera, cujo objetivo é recuperar celulares roubados ou furtados. Moradores da Região Metropolitana de Vitória receberam as mensagens pelo Whatsapp, com as informações sobre o local, data e horário em que devem comparecer para prestar esclarecimentos.

As mensagens emitidas nesta quinta contêm as orientações ao intimado e um documento em PDF, que é a intimação da Polícia Civil, assinada pelo Superintendente de Polícia Regional Metropolitana, delegado Ícaro Ruginski, e com um QR Code que permite verificar a validade do documento. As intimações do Projeto Recupera são enviadas, exclusivamente, pelo WhatsApp, pelo número (27) 99849-4228. Não é necessário responder à mensagem, nem enviar qualquer tipo de documento pelo WhatsApp. A PCES não responde mensagens enviadas neste número.

Os atendimentos desta etapa do Projeto Recupera serão realizados no sábado (21), na 1ª Delegacia Regional de Vitória, entre 08h e 15h. O intimado deve comparecer à Delegacia no horário indicado na intimação, levando um documento com foto. A ausência sem justificativa poderá caracterizar crime de desobediência, previsto no artigo 330 do Código Penal.

O projeto

O Projeto Recupera é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) e da Polícia Civil do Espírito Santo (PCES), consistindo em uma operação permanente, dedicada à recuperação de aparelhos telefônicos roubados e furtados, com o objetivo de restituí-los aos seus legítimos proprietários.

Para isso, são utilizadas tecnologias avançadas de rastreamento e identificação, bem como a colaboração das operadoras de telefonia e de outras autoridades de segurança pública, para localizar e devolver os aparelhos recuperados.

Na primeira fase, deflagrada em julho, foram enviadas 502 intimações que resultaram na devolução de mais de 200 aparelhos, o que representa mais de 40% de recuperação. Os telefones foram restituídos aos legítimos donos em uma solenidade no Palácio Anchieta.

As informações coletadas a partir da devolução dos aparelhos foram encaminhadas para as delegacias responsáveis pela investigação dos crimes de origem, auxiliando na elucidação de furtos e roubos e na identificação de suspeitos.

Notícias Recentes