Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

Prazo para resgatar dinheiro esquecido em bancos termina na próxima quarta-feira (18)

Termina na próxima quarta-feira (16), o prazo para resgatar valores financeiros esquecidos em várias instituições bancárias de todo o país. Quem não fizer o resgate dentro desse prazo corre o risco de perder o dinheiro, pois o valor não requisitado será direcionado ao Tesouro Nacional.

No mês de setembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei nº 14.973/24 que reonera dinheiros esquecidos que não foram solicitados pelos correntistas. O objetivo é usar esse valor para cumprir a meta fiscal.

Um edital do Ministério da Fazenda será publicado para informar os correntistas sobre o valor recolhido, conta e agência bancária. Os correntistas terão o prazo de 30 dias para questionar o recolhimento e caso a contestação for indeferida, os correntistas ainda podem recorrer ao Conselho Monetário Nacional.

Atualmente, ainda há R$ 8,56 bilhões disponíveis para saque no Sistema de Valores a Receber (SVR), segundo dados mais recentes do Banco Central.

Saiba como consultar caso tenha dinheiro esquecido em bancos

Para saber se você tem um valor esquecido em alguma instituição bancária, basta acessar o site do Banco Central: www.bcb.gov.br preencher o CPF ou CNPJ.

Cuidado com golpes

O Banco Central alerta os correntistas sobre possíveis golpes e ressalta que todos os serviços do Sistema de Valores a Receber,  acontecem de forma gratuitas, sem ligação, sem envio de links ou pedidos de confirmação de dados pessoais.