Na Prefeitura da Serra todos os processos são eletrônicos e já somam 418. Desde de 2022, a administração eliminou os processos em papel, o que já gerou uma economia de cerca de 14 milhões para os cofres públicos.
Desde que o município fez a virada digital, o número de processos vem crescendo de acordo com a necessidade das secretarias municipais em oferecer melhores serviços para o cidadão.
O secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia Pedro Trindade explica que quando os departamentos precisam transformar as ações em processos, procuram a secretaria para que seja criado um novo trâmite.
“Cada processo é criando individualmente com cada secretaria, que estabelece o fluxo, ou seja, o caminho que esse processo tem de trilhar. Esse formato proporciona mais agilidade e diminui possíveis erros na tramitação”, explica Pedro. Os processos são acessados no site: http://www.prefeiturasempapel.es.gov.br.
Serra Digital
A implantação dos processos eletrônicos é parte do projeto Serra Digital, que visa facilitar a vida dos usuários dos serviços públicos municipais, criando condições para que os munícipes tenham acesso de forma cômoda, ágil e transparente aos serviços ofertados pela Prefeitura.
Os dados do site informam que são mais de 44 mil usuários cadastrados na plataforma e cerca de 180 mil processos tramitados desde o início da implantação do projeto Serra Digital em 2021.Com a eliminação do uso do papel na administração municipal, mais de 8 milhões de folhas de papel deixaram de ser utilizadas e por consequência, mais de 800 árvores foram salvas.
Conheça os processos incluídos no Prefeitura Sem Papel recentemente:
Adicional de insalubridade/periculosidade – Secretaria de Gestão e Planejamento
– Objetivo: concessão ou revisão de adicional de insalubridade/periculosidade, bem como reanalise de local de trabalho.
– Público: servidor
Solicitação de Autorregularização de Débito – Secretaria da Fazenda
– Objetivo: autorregularização de débitos nos termos da lei 5923/2023 – Programa De Autorregularização Tributária – Promat.
– Público: cidadão/empresa.
Plano de Trabalho de Emenda Parlamentar – Secretaria de Meio Ambiente
– Objetivo: Liberação de recursos da Emenda Parlamentar da LOA do ano corrente.
– Público: cidadão/empresa.