
Foto: Divulgação
Com uma frota de aproximadamente 273 mil veículos circulando diariamente, Vila Velha enfrenta um alto índice de acidentes de trânsito. Para tentar reduzir esse número, a prefeitura anunciou a instalação de seis novos radares de velocidade e fiscalização nas avenidas com maior número de ocorrências viárias.
Segundo levantamento realizado pelo município, entre os anos de 2023 e 2025 foram registrados 16,5 mil acidentes em todo o território municipal. Desses, 13,2 mil resultaram em feridos e 111 terminaram em morte. A avenida Luciano das Neves lidera o ranking com 2.023 acidentes, sendo 185 sem vítimas, 16 com pessoas hospitalizadas e dois fatais.
Na sequência, também aparecem entre as vias mais perigosas a Rua Castelo Branco e as avenidas Antônio Ataíde, Santa Leopoldina, Carioca e Estudante José Júlio de Souza. Essas vias, somadas, concentraram cinco mortes no mesmo período.

Divulgação: PMVV
Para justificar a contratação da empresa responsável pelos novos radares, a administração municipal utilizou dados de um outro recorte: entre 2020 e 2023. Nesse intervalo, a avenida Carlos Lindenberg aparece no topo da lista com 1.594 acidentes. Também se destacam as avenidas Jerônimo Monteiro (472), Luciano das Neves (467), Antônio Gil Veloso (450) e Hugo Musso (335).
O anúncio da instalação dos equipamentos foi feito nesta quarta-feira (23) pela secretária interina de Defesa Social e Trânsito, Landa Marques. De acordo com ela, o objetivo principal é coibir o excesso de velocidade, uma das principais causas de acidentes no município.
Ainda não há data oficial para o início da operação dos radares, mas a expectativa é que estejam funcionando em até 30 dias. A primeira etapa da instalação já está quase concluída, e em breve terá início o processo de testes. Os novos radares funcionarão 24 horas por dia, inclusive durante a madrugada, diferentemente de outros dispositivos utilizados em rodovias estaduais que costumam ser desligados entre meia-noite e 5h da manhã.
A definição dos pontos de instalação levou em conta os dados dos estudos realizados, que identificaram as vias com maior número de registros de acidentes, com ou sem vítimas. A medida integra um conjunto de ações voltadas à segurança viária e à preservação de vidas no trânsito de Vila Velha.