A Secretaria de Administração da Prefeitura de Vila Velha, por meio do Arquivo Público Municipal, concluiu a 10ª eliminação de documentos físicos arquivados, respeitando todos os trâmites legais exigidos. A ação resultou na destruição de 6.700 processos e documentos avulsos, totalizando 574 caixas de arquivo e cerca de 1.910 quilos de papel.
A iniciativa faz parte da política de gestão documental da administração municipal e visa liberar espaço físico para armazenamento de documentos com valor permanente ou intermediário. O Edital de Ciência de Eliminação 001/2025 foi publicado no Diário Oficial do Município em 14 de março. Após o cumprimento do prazo legal, os documentos foram encaminhados para descarte.
A triagem e autorização para eliminação foram conduzidas pela Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD), que analisa o tempo de guarda estipulado pela Tabela de Temporalidade Documental. O volume eliminado é oriundo das secretarias de Desenvolvimento Econômico, Obras e Finanças, e teve anuência dos respectivos titulares.
“O descarte é uma ação necessária para a liberação de espaço físico e organização dos arquivos públicos. Os documentos eliminados já cumpriram o prazo estabelecido conforme legislação vigente”, afirmou o secretário municipal de Administração, Rodrigo Magnago.
O coordenador do Arquivo Público Municipal, Waldecir Bozetti, destacou que a unidade também segue com ações permanentes de preservação e organização documental. “Trabalhamos na melhoria contínua da gestão documental, garantindo o tratamento adequado aos documentos com valor histórico ou administrativo”, reforçou.