A Prefeitura de Cariacica apoiou uma iniciativa promovida pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do município na manhã desta sexta-feira (07), no Terminal de Campo Grande, em referência ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no sábado (08). A ação teve como objetivo valorizar e homenagear as mulheres.
Durante o evento, a Secretaria da Mulher e Direitos Humanos (SEMDH) divulgou a campanha “Não é Não” e apresentou o “Assediômetro”, um recurso que classifica diferentes tipos de comportamento e seus níveis de assédio, promovendo conscientização sobre o tema.
A secretária da SEMDH, Danyelle Lírio, destacou a importância da iniciativa. “Neste mês dedicado às mulheres, organizamos uma série de atividades para reforçar o reconhecimento e a valorização feminina, ressaltando a relevância do cuidado e da atenção às pautas voltadas para esse público. A distribuição do assediômetro reforça a importância do respeito e dos limites”, afirmou.
As mulheres que passaram pelo Terminal de Campo Grande foram recepcionadas com brindes, espelhos com mensagens inspiradoras e até a apresentação de um violinista, tornando o momento especial. Monique Neves, presidente da OAB de Cariacica, ressaltou a relevância da ação. “Nosso intuito é alcançar mulheres que não têm acesso fácil à informação, aquelas que passam o dia todo trabalhando e, muitas vezes, não percebem que estão em situação de violência doméstica”, comentou.
A equipe da Gerência da Mulher também participou do evento, abordando os presentes e reforçando a importância da campanha “Não é Não”. A coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Lívia Corrêa, destacou o caráter educativo da iniciativa. “A campanha trata de forma sensível e cuidadosa questões relacionadas aos direitos das mulheres, abordando não apenas a violência sexual, mas também casos de violência de gênero”, explicou.
Ao longo do mês, a Prefeitura realizará diversas atividades para homenagear as mulheres, reforçando o compromisso com a valorização e o empoderamento feminino. “Nosso foco é levar informação sobre autoconhecimento, empoderamento e independência financeira. As políticas para mulheres são essenciais, pois fortalecem a luta por igualdade de direitos”, afirmou Jaciane Marques, gerente do Direito da Mulher da SEMDH.
Programação Especial do Mês da Mulher
Durante março, a Nova Orla de Cariacica será palco de aulas de dança abertas ao público. O primeiro encontro acontece no domingo (09), a partir das 7h30, e é organizado pela Secretaria da Mulher e Direitos Humanos em parceria com a Secretaria de Esportes e Lazer.
Além disso, a Prefeitura abriu inscrições para aulas gratuitas de defesa pessoal para mulheres. A primeira sessão será realizada no dia 10 de março, segunda-feira, no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) de Porto Santana.
As aulas ocorrerão nos Cras de Porto Santana e Padre Gabriel, nos dias 10, 12, 17, 19, 24 e 26 de março. O objetivo é capacitar as participantes com técnicas de autoproteção e ampliar a conscientização sobre segurança e enfrentamento à violência de gênero.
A programação também inclui rodas de conversa nos Cras e Unidades Básicas de Saúde (UBS), palestras em escolas, encontros de empreendedoras e ações de conscientização no trânsito ao longo do mês.