Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

Ales: presidente defende representatividade parlamentar

O presidente Marcelo Santos (Podemos) se pronunciou, na sessão ordinária desta quarta-feira (10), sobre a importância do papel desempenhado pelo Parlamento capixaba para o desenvolvimento do Espírito Santo. Ele agradeceu aos demais deputados pela forma como são conduzidos os trabalhos da Casa e garantiu, que à frente do Poder Legislativo, garantirá a todos o direito de manifestar e defender suas opiniões.

“Somos 30 parlamentares, mulheres e homens que compõem o Poder Legislativo e que têm a representatividade da população do Espírito Santo. Cada um aqui tem a sua bandeira, a sua coloração partidária, tem a sua ideologia e, enquanto eu estiver à frente deste poder, todos terão respeito pelo Poder Legislativo, respeito do presidente com relação à sua voz, à sua fala e ao seu voto”, afirmou.

O pronunciamento ocorreu logo após o debate no plenário sobre iniciativa do deputado Lucas Polese (PL) que gerou opiniões divergentes entre os parlamentares. O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 10/2024 se coloca contra a reserva de vagas do Programa CNH Social para egressos do sistema prisional.

“Como eu fico feliz em ver o parlamento debatendo, respeitando a opinião do outro, mesmo não concordando, porque o diálogo tem que prevalecer. (…) Por mais que em algum momento esse debate tenha um pouquinho mais de fervura na água da panela, mas o objetivo único é garantir, como eu disse no começo, o desenvolvimento econômico-social do Espírito Santo e que neste Parlamento ninguém vai ser cerceado”, disse Marcelo.

O papel do deputado como representante da parcela da população que o elegeu foi ressaltado pelo presidente. “É por isso que o parlamento é mantenedor da democracia. Que essa composição heterogênea possa se manifestar, defendendo aqui os seus iguais. Aqueles que votaram no parlamentar ou na parlamentar, entendendo que seria a voz dele lá no parlamento e é isso que nós temos que manter”, disse.

“Nós temos quase mil matérias tramitando aqui na Casa, a maioria delas são dos nossos colegas deputados, são 22 matérias do governo do Estado, uma da Defensoria, chegarão três do Judiciário e nós temos que agora definir essa pauta para que os projetos dos deputados continuem tramitando, e não vai ser aqui por preferência e sim por ordem de protocolo. É claro que alguma matéria em algum momento ela pode ser um destaque por conta do interesse maior que é o interesse público”,afirmou o presidente.

Tratamento de água e esgoto

Em pronunciamento na sessão desta quarta, o deputado Coronel Weliton (PRD) abordou o tratamento de água e esgoto, apresentando dois videos. Um deles denunciava baixa qualidade da água tratada em um distrito do município de Iúna; o outro, despejo de esgoto a céu aberto na baía de Vitória, próximo à Terceira Ponte, Em Vila Velha.

“Esse vídeo aí é relativo à qualidade da água do distrito de Pequiá, pertencente ao município de Iúna. Todos os dias nós temos recebido vídeo relativo à qualidade da água. Nós sabemos que nós pagamos referente ao tratamento da água. Então eu pergunto aos senhores, está havendo tratamento dessa água? A saúde pública não está sendo prejudicada por conta da qualidade da água do distrito de Pequiá? Os serviços que a Cesan cobra estão sendo justos?”, questionou.

“São pessoas que precisam lavar suas roupas, com uma água dessa aí fica encardida. São pessoas que precisam utilizar da água para fazer sua alimentação, tomar seu banho, para fazer pão nas padarias lá e infelizmente desse jeito fica difícil”, complementou.

Em seguida o deputado apresentou o vídeo sobre o esgoto em Vila Velha. “Esse outro vídeo diz respeito ao esgoto a céu aberto próximo à Terceira Ponte, em Vila Velha, na saída para a baía de Vitória. Nós temos a certeza de que os órgãos ambientais, a Prefeitura de Vila Velha, precisam adotar providências urgentes”, disse.