
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou que estará no Espírito Santo nesta sexta-feira (11). A visita, que será acompanhada pelo governador Renato Casagrande (PSB), deverá incluir o município de Linhares, no Norte do Estado, segundo confirmação dos governos federal e estadual feita nesta quarta-feira (09).
Inicialmente, havia expectativa de que Lula visitasse São Mateus, mas a cidade de Linhares passou a ser a principal opção na agenda presidencial. Os detalhes do roteiro oficial serão definidos durante uma reunião marcada para as 18h30 desta quarta-feira (09) no miniauditório do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes) de Linhares.
Acordo de Mariana e obras do PAC
A principal pauta da visita é a formalização dos repasses ao Estado pelo Acordo de Mariana, firmado judicialmente para reparação dos danos causados pelo rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana (MG), em 2015. O Espírito Santo tem direito a R$ 40 bilhões dentro do acordo, que visa financiar ações de reparação, desenvolvimento social e obras de infraestrutura.
Outro ponto relevante da agenda é a celebração da inclusão de comunidades quilombolas no acordo de reparação. O presidente também deve visitar um quilombo da região Norte, reforçando o compromisso do governo com a reparação histórica e social dessas populações.
Além disso, há expectativa de que Lula anuncie novas obras e investimentos no Espírito Santo dentro do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), voltado à retomada de grandes projetos de infraestrutura no país.
Casagrande vai acompanhar a visita
A assessoria do governo estadual confirmou que o governador Renato Casagrande foi oficialmente convidado para acompanhar a visita presidencial e estará presente nos compromissos em solo capixaba.
Três visitas canceladas anteriormente
Esta será a primeira visita oficial de Lula ao Espírito Santo em seu terceiro mandato, após três agendas canceladas em 2024. A última tentativa ocorreu em maio, quando o presidente participaria da entrega de moradias do programa Minha Casa, Minha Vida, também em Linhares, no dia 16.
Inicialmente marcada para 2 de maio, a visita foi remarcada, mas acabou cancelada novamente devido à morte do ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, em 13 de maio. Lula decidiu priorizar a ida ao velório do líder uruguaio. O evento de entrega das casas ocorreu sem sua presença.
Em fevereiro, durante uma agenda no Rio Grande do Sul, o presidente chegou a afirmar que rodaria o país após o Carnaval e que visitaria o Espírito Santo, mas o compromisso também não se concretizou.
Agora, com a confirmação da nova data, a expectativa é de que o presidente cumpra a agenda e marque presença em solo capixaba para tratar de pautas relevantes para o desenvolvimento do Estado.