Um dos criminosos mais procurados do Bairro da Penha, em Vitória, foi preso na manhã desta quarta-feira (9) durante uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), em conjunto com a Polícia Militar. Jonathas Jesus dos Santos, conhecido como “Pavão”, é apontado pelas autoridades como uma das principais lideranças da facção Primeiro Comando de Vitória (PCV).
A prisão ocorreu no cumprimento de nove mandados de busca e apreensão nas cidades de Vitória e Vila Velha, expedidos pela 2ª Vara Criminal da Capital. A operação faz parte das investigações conduzidas pelo Ministério Público do Espírito Santo (MPES) no âmbito da Operação Caça-Fantasma, que tem como foco desarticular núcleos do tráfico de drogas ligados ao PCV.
Segundo a denúncia do MPES, “Pavão” tinha passagens por tráfico de drogas e associação criminosa, além de ocupar posição de destaque na facção. Ele seria responsável pelo gerenciamento de pontos de venda de entorpecentes na região do Bairro da Penha e manteria relação direta com outro líder da organização, identificado como Fernando, o “Marujo”.
A Polícia Militar informou que mais detalhes sobre a prisão e a operação serão apresentados em entrevista coletiva ainda nesta quarta-feira pelo comandante-geral da corporação, coronel Douglas Caus.