Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

Primeira onda de frio de 2025 avança pelo Brasil e deve derrubar temperaturas também no Espírito Santo

Litoral capixaba sofre possibilidade de pancadas isoladas de chuva. Créditos: Pexels

A primeira onda de frio de 2025 está prestes a alcançar o Brasil e promete provocar neve, geada e temperaturas negativas em várias regiões do país. Segundo a Climatempo, o fenômeno terá maior intensidade nas áreas do Sul, mas também deve impactar as temperaturas no Espírito Santo e em outros estados do Sudeste.

De acordo com a previsão, algumas áreas da Região Sul vão literalmente congelar com a passagem desta massa de ar frio. As temperaturas podem ficar abaixo de 0°C em pontos de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul, com possibilidade de formação de geadas e até de neve.

No Sudeste, a frente fria chega nesta quarta-feira (28), provocando chuva e ventos fortes, principalmente em São Paulo, onde as rajadas podem ultrapassar 70 km/h. Também há previsão de ventos intensos entre Minas Gerais e Rio de Janeiro, embora nestes estados, neste primeiro momento, não haja expectativa de chuva significativa.

No Espírito Santo, a entrada de ventos úmidos vindos do oceano manterá a possibilidade de pancadas isoladas de chuva, especialmente na faixa norte e no litoral capixaba.

A previsão indica que na sexta-feira (30) ocorrerá uma queda acentuada da temperatura máxima no estado do Rio de Janeiro e na Zona da Mata Mineira. Já no centro-norte e leste de Minas Gerais e no Espírito Santo, a expectativa é de que a temperatura máxima comece a cair de forma mais perceptível durante o sábado (31).

Apesar do avanço da massa de ar frio, a Climatempo ressalta que as áreas do Sudeste serão menos impactadas em comparação com outras regiões do país. Nas capitais Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Goiânia e Brasília, a atuação da onda de frio será de fraca a moderada intensidade, pelo menos até o dia 31 de maio. Por isso, a chance de recordes históricos de baixa temperatura ainda é considerada pequena nessas localidades.

No entanto, a onda de frio se deslocará de forma intensa pelo interior do país, provocando quedas acentuadas de temperatura não apenas na região Sul, mas também em partes do Sudeste, Centro-Oeste, e chegando até Rondônia, Acre e o sul do Amazonas.

Além disso, os meteorologistas alertam para a chegada de uma segunda massa de ar frio polar nos primeiros dias de junho. Entre o enfraquecimento da atual onda de frio e a entrada desta nova massa, não haverá tempo suficiente para um aquecimento significativo no centro-sul do Brasil. Assim, o frio será renovado e as temperaturas permanecerão baixas em grande parte do país, pelo menos até o dia 3 de junho.

As autoridades orientam a população a se preparar para as mudanças bruscas no clima, especialmente nas regiões onde o frio será mais intenso, adotando medidas de proteção e atenção especial a grupos vulneráveis, como crianças, idosos e pessoas em situação de rua.

Notícias Recentes