Antes considerado um esporte elitista, hoje o tênis está cada vez mais acessível e é praticado, inclusive, por mais de 120 crianças e jovens da rede municipal de Vila Velha. A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação, recebe o apoio do Tênis Para Todos, amplo projeto social com foco na difusão da modalidade. A iniciativa proporciona aulas gratuitas do esporte para alunos na faixa dos 5 aos 18 anos, de oito unidades de ensino de Vila Velha.
As aulas acontecem duas vezes na semana, na Academia N Tênis, no bairro Divino Espírito Santo. Participam do projeto as seguintes escolas: UMEF Professor Luiz Malizeck, UMEF Irmã Feliciana Garcia, UMEF Coronel Joaquim Freitas, UMEF Professor Zaluar Dias, UMEF Professor Ernani Souza, UMEF Thelmo Torres, UMEI Maria Cristina e UMEF Senador João de Medeiros Calmon.
De acordo com o coordenador de Esportes Educacionais, Marcelo Fermo, esta é mais uma ação, por meio de parcerias com o terceiro setor, para democratizar o acesso ao esporte e promover a cidadania: “Mais do que a prática esportiva, iniciativas como esta promovem socialização, disciplina, vivências e aprendizados que ampliam o horizonte de possibilidades e oportunidades aos nossos estudantes. Em Vila Velha, o esporte é um grande aliado do desenvolvimento socioeducacional”, afirmou.
Para os interessados em participar do projeto, os pais ou responsáveis pelas crianças podem obter mais informações e fazer a inscrição diretamente com a Academia N Tenis, por meio do Facebook.
Vale lembrar que as crianças precisam estar matriculadas na rede municipal de ensino e frequentando a escola regularmente.