Começa nesta sexta-feira (26) e vai até sábado (27) o prazo para as 600 pessoas que estão com celulares roubados ou furtados no Espírito Santo, e que receberam uma intimação, comparecerem a uma delegacia em Vitória ou Vila Velha para devolver os aparelhos.
Recentemente, o Governo do Estado lançou o Projeto Recupera, com o objetivo de identificar aqueles que estão utilizando celulares roubados no Estado. Entre quarta-feira (24) e quinta-feira (25), essas pessoas foram notificadas. A Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) considera essas primeiras notificações como um teste para a expansão do projeto para outras cidades e municípios do interior do Espírito Santo.
O objetivo é recuperar os aparelhos, mesmo que as pessoas que os compraram não soubessem de sua origem ilícita.
Como funciona o Projeto Recupera:
O projeto é acionado quando um telefone é furtado ou roubado. Após o crime, a vítima deve registrar um boletim de ocorrência, especificando o IMEI (Identificação Internacional de Equipamento Móvel) do aparelho. A polícia então solicita à operadora as informações do novo número associado ao mesmo IMEI do telefone roubado ou furtado. Mesmo que o chip seja trocado, o telefone continua sendo rastreado.
Com o novo número em mãos, a polícia envia uma intimação via WhatsApp para o usuário do telefone. O usuário que receber a intimação deve comparecer à delegacia e entregar o aparelho. Após a devolução, o celular será restituído à vítima do roubo ou furto.
Além disso, a Polícia Civil se compromete a realizar operações contra ladrões de telefones, com base nas informações e depoimentos coletados durante a execução do projeto.