A Audiência Pública de apresentação do Plano Estadual para Equidade Racial (PLAESPER) foi realizada na última terça-feira (31). O Plano foi elaborado por uma comissão composta por representantes dos movimentos sociais e sociedade civil. A atividade conta com apoio da Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) e do Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (CEPIR).
O plano tem como objetivo ser um instrumento eficiente de relação de poder e de gestão das políticas públicas, por meio de ações afirmativas, projetos e programas visando à implementação das políticas públicas de ações afirmativas e reparatórias para o povo negro e povos tradicionais.
A gerente de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Edinéia Oliveira, explica que este é mais um passo para a consolidação do Plano que trata da equidade racial no nosso Estado. “O Plano reúne propostas de ações e programas que contemplam a população negra como também indígenas, ciganos, povos quilombolas, pomeranos, os povos tradicionais capixabas, buscando contribuir para ações efetivas de respeito e valorização com esta parte da população”.
Na audiência foi feita a leitura da proposta e as considerações apresentadas pelo público presente serão analisadas pela comissão. Após a finalização do documento pelo Conselho Estadual de Promoção da Igualdade Racial (CEPIR) e a Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), ele será encaminhado à Secretaria da Casa Civil e, posteriormente, à Assembleia Legislativa do Espírito Santo (ALES).