SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – Vini Jr. foi eleito o melhor jogador do mundo na votação do prêmio The Best, organizado pela Fifa, nesta terça-feira (17). O critério de votação da premiação é diferente ao adotado pela revista France Football na Bola de Ouro.
O QUE MUDA?
A votação do The Best é feita por quatro grupos: capitães de seleções, técnicos de seleções, jornalistas selecionados e fãs registrados no site da Fifa. Cada aglomerado representa 25% da votação.
Cada votante escolhe um top-3. O primeiro colocado recebe cinco pontos, o segundo três e o terceiro um. Vence quem tiver mais pontos. Em caso de empate, vencerá quem for colocado mais vezes em primeiro somando votos de capitães, técnicos e jornalistas. Se persistir a igualdade, quem estiver mais vezes em segundo receberá o prêmio.
A Bola de Ouro conta com a votação somente de jornalistas. A lista de votantes é composta por um representante de cada um dos 100 melhores países do ranking da Fifa
Os jornalistas selecionam 10 jogadores, e cada posição na lista atribui uma pontuação específica: 15, 12, 10, 8, 7, 5, 4, 3, 2 e 1. A soma desses pontos define o vencedor. Quem tiver mais pontos, vence. Em caso de empate, fica com o prêmio quem aparecer mais vezes em primeiro. Em nova igualdade, leva o troféu quem ficar em segundo mais vezes e assim por diante.
O período a ser avaliado é parecido. O The Best leva em consideração as atuações entre 21 de agosto de 2023 e 10 de agosto de 2024. A Bola de Ouro considera toda a temporada europeia, que acontece praticamente no mesmo intervalo de tempo da outra premiação.
VINI JR. É ELEITO MELHOR DO MUNDO NO THE BEST
Vini Jr. superou a concorrência de Rodri, Messi, Bellingham, Haaland e outros astros. O brasileiro havia ficado em segundo na Bola de Ouro, organizada pela revista France Football.
O atacante do Real Madrid se tornou o sexto brasileiro a vencer o The Best. Ele se juntou a Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Kaká, Romário e Rivaldo.
O brasileiro venceu em votação apertada. Ele somou 48 pontos e viu Rodri ficar logo atrás, com 43. Bellingham, com 37, fechou o top-3 do The Best.
*
VEJA OS VENCEDORES EM CADA PRÊMIO
Melhor jogador: Vini Jr.
Melhor jogadora: Aitana Bonmatí
Prêmio Puskas (gol mais bonito masculino): Alejandro Garnacho
Prêmio Marta (gol mais bonito feminino): Marta
Melhor goleiro: Emiliano Martínez
Melhor goleira: Alyssa Naeher
Melhor técnico do futebol masculino: Carlo Ancelotti
Melhor técnica do futebol feminino: Emma Hayes
Torcedor do ano: Guilherme Gandra
Fair Play: Thiago Maia
Seleção masculina da temporada: Emiliano Martínez; Carvajal, Rúben Dias, Rüdiger e Saliba; Rodri, Toni Kroos e Bellingham; Yamal, Vini Jr e Haaland.
Seleção feminina da temporada: Alyssa Naeher; Battle, Paredes, Girma e Bronze; Horan, Guijarro, Gabi Portilho e Bonmatí; Paralluelo e Graham Hansen.