O município da Serra estará representado por quatro escolas de samba no Desfile das Escolas de Samba do Espírito Santo 2025, que tem início nesta sexta-feira (21) e segue até domingo (23), no Sambão do Povo, em Vitória.
Abrindo a programação, nesta sexta-feira (21), desfilam as agremiações Rosas de Ouro e Império de Fátima. Já no domingo (23), será a vez das escolas Tradição Serrana e Mocidade Serrana encerrarem a participação serrana no evento.
O apoio às quatro escolas é garantido pela Prefeitura da Serra, por meio da Secretaria de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer (Setur).
“Apesar dos desafios enfrentados, conseguimos manter o suporte para que nossas escolas de samba representassem a Serra no carnaval capixaba. Nosso compromisso é valorizar cada vez mais a cultura local, permitindo que as agremiações brilhem na avenida e conquistem bons resultados”, destacou o secretário da Setur, Anderson Madeira.
Conheça os enredos das escolas serranas
A Rosas de Ouro será a primeira escola a se apresentar nesta sexta-feira (21), levando para a avenida o enredo “No Horizonte Eu Te Vejo”. A agremiação retratará a história do Sítio Histórico de Carapina, com destaque para o Casarão de Carapina, ressaltando a importância desse patrimônio para a memória do Espírito Santo.
Logo em seguida, ainda na sexta-feira, a Império de Fátima entra na avenida pelo Grupo de Acesso A com o tema “Arte Popular na Corte Imperial”. O enredo celebra a diversidade das expressões artísticas populares, exaltando a criatividade e a cultura do povo brasileiro.
No domingo (23), a Tradição Serrana, representante do bairro Feu Rosa, promete transportar o público para os anos 1990 com um desfile repleto de nostalgia, resgatando brincadeiras e referências visuais marcantes da época.
Encerrando a participação serrana, a Mocidade Serrana, do bairro José de Anchieta, será a segunda escola a desfilar pelo Grupo de Acesso B. Com o enredo “Uma Incrível Viagem ao Fantástico Reino das Cores”, a agremiação apresentará uma celebração das cores primárias, secundárias e terciárias, com uma abordagem lúdica que remete ao universo infantil.
O Desfile das Escolas de Samba do Espírito Santo promete três dias de festa, cultura e muita emoção para o público que comparecer ao Sambão do Povo.