Na data em que é celebrado o Dia Nacional da Doação de Órgãos no Brasil, 27 de setembro, a Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales) promove ação de conscientização para servidores e público em geral, com distribuição de adesivos e cartilha informativa.
A distribuição dos “stickers” é uma forma de comunicar e incentivar o diálogo com amigos e familiares sobre a vontade de ter seus órgãos doados após a morte. Isso porque a legislação brasileira em vigor determina que a família seja responsável pela decisão de doar ou não os órgãos de seu ente falecido.
No Brasil, o programa público de transplantes é gerido pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e é considerado o maior do mundo. Em números absolutos, somos o 2º maior transplantador mundial, atrás apenas dos Estados Unidos (EUA).
Apesar disso, a demanda por órgãos ainda é maior que a oferta. No Espírito Santo, por exemplo, segundo dados da Central Estadual de Transplantes (CET-ES), aproximadamente 1.900 pessoas aguardam na fila. Dessas, mais de 1.000 esperam por um rim, aproximadamente 900 por córneas, 15 por um fígado e três por um coração.