A retomada das obras de infraestrutura na BR-101, no Espírito Santo, deve impulsionar a geração de empregos e movimentar a economia capixaba. A expectativa é que mais de 3 mil vagas de trabalho sejam abertas anualmente pelos próximos cinco anos, impulsionadas pelos investimentos previstos no novo contrato de concessão da rodovia. O projeto prevê R$ 10 bilhões em melhorias, incluindo duplicações, contornos e a construção de passarelas.
O plano de investimentos foi apresentado durante a Modal Expo, no painel “Espírito Santo: O novo hub logístico do Brasil”, realizado no Pavilhão de Carapina, na Serra. Roberto Amorim Junior, diretor-presidente da Ecovias 101, destacou que o novo contrato de concessão já foi aprovado pelo Tribunal de Contas da União (TCU), mas ainda precisa passar pelo leilão na B3, em São Paulo, previsto para 26 de junho.
Além da ampliação da malha rodoviária, o novo contrato traz inovações como tarifas diferenciadas entre pistas simples e duplas e descontos para usuários de pedágio eletrônico. Outro destaque é a isenção da tarifa para motociclistas. Em relação à mobilidade sustentável, a Ecovias planeja expandir a infraestrutura para veículos elétricos: atualmente, seis das 12 bases operacionais já contam com carregadores, e a previsão é que, ainda este ano, todas as bases estejam equipadas com pontos de recarga.
Investimentos em logística ferroviária
O painel também trouxe perspectivas para o setor ferroviário. Fábio Marchiori, presidente da VLI Logística, destacou que R$ 900 milhões estão sendo investidos anualmente para aprimorar o corredor ferroviário que atravessa o Espírito Santo. Desse montante, R$ 500 milhões são destinados à Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) e outros R$ 300 milhões à Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), administrada pela Vale e utilizada pela VLI por direito de passagem.
Segundo Marchiori, a expansão logística visa atender ao aumento de 60% na capacidade de carga da região, especialmente no transporte de celulose solúvel oriunda do Mato Grosso, destinada ao Espírito Santo. Ele adiantou ainda que há projetos em estudo para a aplicação de outros R$ 400 milhões em novos equipamentos, como locomotivas e vagões. Além disso, a empresa avalia a expansão para outros terminais portuários do estado, incluindo o futuro Porto da Imetame e operações com a Vports, buscando diversificar sua atuação além do tradicional Porto de Tubarão.
Espírito Santo como novo polo logístico
Gustavo Serrão, CEO da Vports, ressaltou o potencial do Espírito Santo para se consolidar como um novo polo logístico no cenário nacional. Segundo ele, o estado tem localização estratégica e capacidade para atender à crescente demanda por alternativas logísticas no Brasil, especialmente diante da saturação de polos tradicionais como Santos e Rio de Janeiro.
Serrão destacou iniciativas importantes para a região Norte capixaba, incluindo Portocel, o Porto da Imetame — que está em fase final de obras — e o licenciamento do terminal da Vports em Barra do Riacho, em Aracruz, previsto para ser concluído no próximo ano. “Vamos iniciar a prospecção de cargas e o desenvolvimento dessa área estratégica”, afirmou.
Ele também apontou avanços na administração dos portos de Vitória e Vila Velha, que, sob o novo modelo de gestão privada, já resultaram em 14 novas parcerias e R$ 600 milhões em investimentos da Vports e de seus parceiros.
Perspectiva para o desenvolvimento
Com obras na BR-101, investimentos ferroviários e a expansão portuária, o Espírito Santo caminha para se tornar um eixo logístico de destaque nacional. O conjunto de iniciativas promete não apenas modernizar a infraestrutura do estado, mas também gerar empregos, atrair novos investimentos e posicionar o território como uma alternativa estratégica para o escoamento de cargas no país.