A Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan) está dando um importante salto tecnológico ao incorporar robôs e métodos não destrutivos na substituição das redes de água em Guarapari. Com um investimento de R$ 150 milhões, a iniciativa visa garantir a continuidade do abastecimento e aumentar a oferta de água para residências, comércio e indústria, além de reduzir perdas de água devido a vazamentos. A previsão é que os serviços sejam concluídos até setembro deste ano.
Esse serviço foi anunciado no dia 11 de janeiro de 2024, pela Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan), que coloca robôs e inteligência artificial na sua estratégia de combate aos vazamentos na Grande Vitória.
A tecnologia já está sendo utilizada em Guarapari, substituindo redes antigas e implantadas novas, utilizando tecnologias inovadoras que minimizam os transtornos e evitam a interrupção do abastecimento durante as obras.
Apesar do cuidado no planejamento para causar o menor impacto possível, alguns transtornos são inevitáveis, como ruídos das máquinas, tubos armazenados nas calçadas e pequenas interdições nas vias e calçadas, afetando a mobilidade urbana.
A Cesan está à disposição da população, que pode entrar em contato com a empresa a qualquer momento pelo telefone 115 para esclarecer dúvidas ou relatar problemas. O planejamento dos serviços foi feito para minimizar os transtornos, e os benefícios do projeto são significativos. Entre eles, estão a garantia da continuidade do fornecimento de água, o aumento da oferta de água para diferentes setores e a utilização de métodos que causam danos mínimos à pavimentação.