Para garantir a segurança de banhistas e turistas durante o Carnaval, a Gerência de Salvamar reforça uma série de orientações para quem pretende aproveitar as praias e lagoas do município. O órgão integra a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Social da Prefeitura de Vila Velha.
A principal recomendação é redobrar a atenção com as crianças e utilizar as pulseirinhas de identificação, distribuídas gratuitamente pelos guarda-vidas nos 28 postos instalados ao longo dos 32 quilômetros de orla, além das lagoas Grande e de Morada do Sol, em Ponta da Fruta.
Outra orientação importante é permanecer próximo aos postos elevados de observação, garantindo que os banhistas estejam sob a supervisão dos profissionais. Também é fundamental respeitar a sinalização de risco e seguir rigorosamente as instruções repassadas pelos guarda-vidas.
O Salvamar alerta ainda para que os frequentadores busquem informações sobre os trechos mais seguros para banho e evitem áreas com correntes de retorno, que podem representar perigo e são identificadas pelas equipes de salvamento.
Entre as recomendações estão também evitar entrar no mar após o consumo excessivo de bebidas alcoólicas ou de refeições pesadas, manter-se hidratado e utilizar protetor solar para prevenir lesões na pele.
“O nosso objetivo principal é exatamente preservar vidas e garantir que banhistas e turistas possam se divertir com tranquilidade nas praias e lagoas do município”, destacou o secretário de Proteção e Defesa Civil, coronel Marcelo D’Isep.


