O Centro de Vigilância em Saúde Ambiental (CVSA) realiza inúmeras ações de combate ao mosquito na capital, como a aplicação espacial de inseticidas. A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) faz esse trabalho por meio de duas técnicas: aplicação com termonebulizador veicular e UBV Pesado.
A aplicação tem como principal objetivo reduzir rapidamente a população de culicídeos vetores (mosquitos) e a interrupção de transmissão de arboviroses (dengue, zika e chikungunya) e de outras doenças.
A aplicação com uso de termonebulizador veicular combate os mosquitos comuns (Culex), também conhecidos como pernilongos, com uma névoa branca.
O Ultra Baixo Volume (UBV) Pesado tem um odor característico e pouca visibilidade, mas é ideal para o controle do Aedes aegypti, que tem como principal criadouro o interior dos imóveis.
Por isso, as técnicas de uso do fumacê também são diferentes para cada mosquito. No controle dos pernilongos, o fumacê utiliza um termonebulizador e dilui o inseticida em óleo mineral, provocando uma névoa branca.
No controle do Aedes aegypti, utiliza-se o UBV, diluindo o inseticida em água, o que resulta em pouca névoa pulverizada.