Com o objetivo de promover um atendimento mais humanizado e inclusivo, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Vila Velha realiza, nesta quarta-feira (16), uma ação de sensibilização voltada para os profissionais das unidades de saúde do município. A atividade será realizada das 13h às 17h, no auditório da secretaria, localizado na Avenida Castelo Branco, 180, bairro Olaria.
A capacitação será conduzida pela enfermeira Dominique da Silva Reis e abordará temas essenciais para aprimorar o acolhimento da população LGBTQIA+. Entre os tópicos que serão discutidos estão os conceitos e termos básicos relacionados à temática, os direitos desse público, a importância da saúde integral e o respeito à autodeterminação, como o uso do nome social.
A formação contará com a participação de médicos, enfermeiros, nutricionistas, dentistas, psicólogos e técnicos de enfermagem da rede municipal de saúde. O foco é ampliar a compreensão sobre as especificidades da população LGBTQIA+ e garantir que o acesso aos serviços de saúde seja pleno, respeitoso e acolhedor.
Além de melhorar o atendimento na atenção primária, a iniciativa busca enfrentar barreiras e desafios que ainda existem na efetivação dos direitos dessa comunidade no sistema público de saúde.