Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

Seppom acompanha 694 vitimas de violência doméstica

A Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (Seppom), responsável por formular, desenvolver, articular e coordenar as ações voltadas para as mulheres no município da Serra, registrou um aumento significativo no número de atendimentos às vítimas de violência doméstica.

Atualmente 694 vítimas são acompanhadas no Centro de Referência de Atendimento à Mulheres Vítimas de Violência (Cramvis), informa Lilian Mota, secretária de Políticas Públicas para Mulheres.

Foram 8.442 atendimentos entre 2021 e novembro de 2024. Lilian destaca que esse crescimento reflete uma maior conscientização sobre a importância do acolhimento e do apoio às mulheres em situação de violência, além do fortalecimento das políticas públicas voltadas para esse enfrentamento.

No Cramvis as vitimas são acolhidas pela equipe multidisciplinar (psicólogos, assistentes sociais e advogados), que toma as providências necessárias ao pedido de divórcio, pensão, medida protetiva e outras ações que protejam o direito dessa mulher e dos seus filhos, que também recebem atendimento psicológico.

O local possui salas para atendimentos individuais e coletivos, salas de amamentação e atendimento psicológico, além de espaços adequados para treinamento e qualificação profissional, além de brinquedoteca e refeitório, e ainda conta com o atendimento da Defensoria e Ministério Público.

“Os números expressivos mostram o trabalho de ponta realizado pela nossa secretaria. Levamos a informação onde não chegava através de palestras, busca ativa, seminários, rodas de conversas para homens e mulheres”, ressalta Lilian.

A secretária informa que foram realizados 5.996 atendimentos através do Departamento de Políticas Públicas (Depoli) e ofertadas 2.036 consultas através da equipe multidisciplinar do Departamento de Enfrentamento à Violência (Denvi), e que é preciso acabar com a violência contra a mulher porque é uma violação dos direitos humanos.

“Esse é um chamado à responsabilidade coletiva. Respeito, atitude e compromisso. Precisamos nos unir por um futuro sem violência”, conclui.

Como acessar os serviços do Cramvis

Agendamento e Atendimento Psicossocial para Mulheres Vítimas de Violência no Município de Serra
Telefone: (27) 3328-7500.
WhatsApp: (27) 99836-2909
Endereço: Rua Major Pissarra, 12, Serra Sede

Notícias Recentes