Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

Serra fará levantamento sobre infestação de aedes aegypti

Tem início, na segunda-feira (29), o 1º Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LirAa) de 2024. O objetivo é identificar os locais com focos do mosquito Aedes aegypti - responsável por transmitir dengue, zika e chikungunya.

Tem início, na segunda-feira (29), o 1º Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti (LirAa) de 2024. O objetivo é identificar os locais com focos do mosquito Aedes aegypti – responsável por transmitir dengue, zika e chikungunya.

O LirAa consiste em um método simplificado estabelecido pelo Ministério da Saúde para obtenção rápida de indicadores entomológicos e que permite conhecer a distribuição do vetor Aedes aegypti.

O objetivo é identificar os locais com focos do mosquito, possibilitando traçar um mapa dos pontos mais infestados. Com isso, é possível aperfeiçoar o planejamento de ações de combate e criar estratégias para exterminar os criadouros.

É importante lembrar que a atividade está sujeita às variações do tempo como, por exemplo, a chuva.

Ações nas ruas

As ações da Secretaria de Saúde da Serra contra a dengue continuam de forma regular e contínua com serviços como: colocação de larvicidas nas valas e córregos; trabalho com bombas costais para pulverização; atividades de educação em saúde; visitas domiciliares; bloqueios de acordo com os casos notificados; e visitas a locais estratégicos (borracharias, floriculturas, ferros-velhos, entre outros).