Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

Serra finaliza 2023 com redução de 13,3% no número de homicídios

De forma inédita, a Serra iniciou 2024 com um dado positivo: uma redução em 13,3% no número de homicídios na cidade. O resultado é obtido a partir de análise dos crimes registrados entre janeiro e dezembro de 2023 quando comparado a 2022. Na prática, os homicídios no município caíram de 135 para 117 casos - um registro nunca antes visto.

De forma inédita, a Serra iniciou 2024 com um dado positivo: uma redução em 13,3% no número de homicídios na cidade. O resultado é obtido a partir de análise dos crimes registrados entre janeiro e dezembro de 2023 quando comparado a 2022. Na prática, os homicídios no município caíram de 135 para 117 casos – um registro nunca antes visto.

No último ano, os meses que registraram os menores números de homicídios foram fevereiro e maio. Desde 2008, quando 431 casos foram registrados, os crimes desta tipificação estão em queda.

Para efeito de comparação com o ano de 2008, o número reduziu em mais de três vezes. Esse dado positivo chama ainda mais atenção no município tendo em vista que a Serra abriga a maior população do Estado e é a maior cidade da Região Metropolitana da Grande Vitória, com 546 mil.

De acordo com o secretário de Defesa Social Joel Lyrio, ao avaliar os últimos cinco anos, é perceptível um decréscimo no número de homícidios dolosos na Serra.

“Depois de um pico em 2017 e 2020 e com o início da gestão do prefeito Sergio Vidigal, nós conseguimos atingir uma redução sistemática de homicídios. Isso é fruto de investimentos em tecnologia, inteligência artificial, videomonitoramento, infraestrutura, novos equipamentos, aumento de efetivo e capacitações”, pontua Joel.

O secretário também cita que as políticas públicas da Prefeitura da Serra para com os jovens também colaborou com esse expresso resultado.

“As políticas públicas de prevenção e inclusão retomaram às questões de pertencimento e valorização da vida e estudo para os jovens e adolescentes que, infelizmente, são os maiores vitimados”.

Mais segurança no dia a dia

A Guarda Civil Municipal (GCM) da Serra tem ampliado o seu trabalho diário nas ruas, com um atendimento mais ágil diantes das ocorrências e o forte apoio às operações integradas com outras forças policiais.

De janeiro de 2021 a novembro de 2023, foram mais de 34 mil ocorrências atendidas e 564 veículos recuperados. A GCM também realizou mais de 27 mil ações preventivas nos bairros da Serra.

Além das ações, a Sedes já investiu R$ 9,6 milhões em segurança com a entrega de 35 novos veículos, divididos entre caminhonetes, quadriciclos, micro-ônibus e bases móveis.

Trabalho em conjunto

As reuniões mensais do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) também são grandes aliadas para a análise de dados e a criação e mapeamento de novas estratégias para o setor da segurança. Com isso, a integração da Prefeitura da Serra com o Ministério Público do Espírito Santo (MPES), o poder judiciário e as forças policiais também é um caminho para a diminuição dos números de homicídios dolosos do município.