Dois tipos de sangue estão em falta no Centro de Hemoterapia do Espírito Santo (Hemoes) e outros três estão em baixa. A Secretaria de Estado da Saúde pede que a população doe sangue para evitar o desabastecimento dos hospitais. A situação é crítica para os tipos A negativo e O negativo, que estão zerados.
Os estoques de AB negativo, B negativo e O positivo também estão abaixo do ideal. Segundo a Sesa, esses tipos sanguíneos são os mais raros e os mais demandados pelos pacientes. A doação de sangue é um gesto de solidariedade que pode salvar vidas.
Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e estar em boas condições de saúde. Caso o voluntário tenha almoçado, deve esperar três horas para poder fazer o procedimento.
Para os doadores frequentes, precisam seguir a regra de intervalo para a doação de dois em dois meses para os homens e três em três meses para as mulheres.
O interessado deve apresentar um documento original com foto, preencher um cadastro com informações básicas e responder a um questionário. Em seguida, passará por triagem para examinar sinais vitais como pressão, pulso e temperatura. Os locais disponíveis para a doação estão detalhados no site da SESA: endereços disponíveis