Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

Sistema de Abastecimento de Água de Serra recebe manutenção preventiva nesta quarta-feira (16)

Nesta quarta-feira (16), a Companhia Espírito-santense de Saneamento (Cesan) realizará uma manutenção preventiva no sistema de abastecimento de água de Serra. Os trabalhos terão início às 13 horas e sejam concluídos às 17 horas, período em que o fornecimento de água será temporariamente suspenso. As manutenções fazem parte de um cronograma contínuo de melhorias em todos os sistemas operacionais da Companhia, alinhado ao compromisso de prestar um serviço de qualidade aos seus clientes.

Estão na área de abrangência da ação os seguintes bairros: Boulevard Lagoa, Castelândia, Conjunto Jacaraípe, Costa Dourada, Costa Bela, Das Laranjeiras, Enseada Jacaraípe, Estância Monazítica, Feu Rosa, Jardim Atlântico, Lagoa de Jacaraípe, Manguinhos, Marbella, Ourimar, Parque Jacaraípe, Portal de Jacaraípe, Praia da Baleia, Praia de Capuba, Residencial Jacaraípe, São Francisco, São Patrício, São Pedro, Vila Nova de Colares.

Recomenda-se que os moradores façam uma reserva adequada de água antecipadamente. A normalização completa do abastecimento está prevista para ocorrer em até 24 horas após a conclusão dos serviços. O retorno será gradual, iniciando pelos imóveis próximos às estações de bombeamento e nas áreas mais baixas, seguindo-se pelas regiões mais elevadas e extremidades das redes de distribuição.

Durante o período de retomada do abastecimento, podem ocorrer transtornos temporários, como a falta de água momentânea e alterações na cor da água. As possíveis causas para a falta de água incluem vazamentos não visíveis, falhas em estações de bombeamento ou obstruções nos hidrômetros. A Cesan assegura que suas equipes estarão de prontidão para atender a qualquer eventualidade, e o abastecimento complementar será realizado por meio de caminhões pipa, quando necessário.

A alteração na cor da água pode ocorrer devido à presença de pequenas partículas que se desprendem das paredes das tubulações durante o esvaziamento, não estando relacionada à contaminação. A Cesan realiza descargas em diversos pontos das redes para minimizar este efeito, mas recomenda que os consumidores descartem a água alterada do reservatório e entrem em contato para verificação e solução do problema. O ressarcimento pela água descartada ou pela compra de água de terceiros pode ser solicitado através dos canais de atendimento mencionados.

Os moradores devem entrar em contato com a Cesan pelo telefone 115, do site www.cesan.com.br ou pelo WhatsApp (27) 3422-0115. A Companhia opera 92 estações de tratamento, atendendo a 53 municípios do Espírito Santo, e produz anualmente mais de 250 bilhões de litros de água. Para garantir a distribuição, mantém mais de nove milhões de metros de redes, 422 estações de bombeamento, e 266 reservatórios de grande porte, com capacidade total de armazenamento de 192 milhões de litros de água. As obras e manutenções periódicas são essenciais para assegurar o funcionamento contínuo dessa infraestrutura.