Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

Startup de Turismo é um dos projetos vencedores do 2º Concurso de Inovação Tecnológica Educacional de Cariacica

Os investimentos realizados pela Prefeitura de Cariacica na área da educação registraram crescimento no último ano. Os recursos foram aplicados na ampliação e modernização das escolas da rede municipal de ensino e a área de educação tecnológica recebeu uma atenção especial.

Os investimentos realizados pela Prefeitura de Cariacica na área da educação registraram crescimento no último ano. Os recursos foram aplicados na ampliação e modernização das escolas da rede municipal de ensino e a área de educação tecnológica recebeu uma atenção especial.

Em sua segunda edição, o Concurso de Inovação Tecnológica Educacional movimentou a educação do município. A Prefeitura Municipal de Cariacica, por meio da secretaria de Educação e em parceria com o sistema de Tecnologia Educacional Microkids, realizou mais uma edição do concurso. Alunos do 1º ao 9º ano, participaram desta edição, que contou com 11 projetos inscritos. Os vencedores foram anunciados na manhã desta quarta-feira (06), em um evento realizado no auditório da Secretaria Municipal de Educação, em Itaquiari.

O concurso foi destinado para os professores que utilizam as ferramentas de tecnologia Microkids nas escolas da rede municipal de ensino. Dos 11 projetos tecnológicos inscritos, 02 foram premiados nas categorias MK KIDS (1º ao 5º) e MK TEEN (6º ao 9º) sendo que em cada categoria recebeu a premiação o (a) professor (a) autor (a) da prática educativa desenvolvida com a utilização das tecnologias Microkids, sua turma e a unidade de ensino em que atua em que foi cadastrado(a).

A competição teve como objetivo a integração e participação de professores e estudantes, com foco na valorização do docente, disseminação de práticas educativas de sucesso e o fortalecimento do uso de tecnologia nos ambientes escolares de Cariacica. Os trabalhos que concorreram foram desenvolvidos pelos alunos com orientação dos professores e em conjunto com o material didático da Microkids Tecnologia, coleção Microkids e/ou Projetos Etc. – Educação, Tecnologia e Construção.

Os estudantes do 7º ano, da Emef Manoel Melo Sobrinho, criaram uma startup de turismo. Intitulada ‘Conhecendo os cantos e encantos do município de Cariacica: o potencial turístico de Cariacica’, o trabalho recebeu a primeira colocação e contou com a orientação da professora de Artes, Sirleny Dias do Rosario Moreira. Para conclusão do projeto os estudantes fizeram uso do caderno de Projetos Etc (Operação Resgate). Sirleny contou que durante o processo de criação ela percebeu que muitos alunos conheciam pontos turísticos de vários lugares, mas não conseguiam identificar pontos turísticos do município onde residiam. “Foi então, que surgiu a proposta de se criar possíveis empresas de turismo que pudessem divulgar pontos de visitação do município de Cariacica, perpassando pela interação através de vídeos com animação e jogos interativos”, ressaltou a professora e orientadora do projeto.

O Descarte Correto do Lixo foi o tema do trabalho vencedor na categoria Kids. Os estudantes do 4º e 5º anos, da EMEF José Zacchi, fazendo uso do Projeto Eu vivo eu cuido, e desenvolveram uma campanha publicitária de conscientização. A professora de Ensino Religioso e orientadora do projeto, Patrícia Souza Furtado, comentou que trabalhar esse tema foi muito enriquecedor para os alunos pois o descarte irregular de resíduos é um problema que afeta toda comunidade.

“Construir esse trabalho foi muito gratificante para os alunos pois puderam atuar em uma problemática do próprio bairro. Utilizamos os chromebooks para criar uma campanha de conscientização. Afixamos cartazes pelo bairro e durante o projeto também abordamos sobre os impostos e a sua aplicação para o bem estar social”, comentou.

A participação dos professores no concurso oportunizou mostrar e divulgar as práticas tecnológicas educativas utilizadas nas salas de aula, aponta uma das autoras da tecnologia Microkids, Kellen Camargo.

“Nesta edição para o desenvolvimento dos projetos foram abordadas temáticas sobre combate ao bulling, preservação da natureza, solidariedade, inclusão, empreendedorismo, turismo entre outros, proporcionando aos estudantes o aprendizado dos conceitos para a compreensão da lógica de programação alinhadas às práticas educativas utilizadas nas salas de aula”, ressaltou.

Os projetos desenvolvidos para o concurso por meio do uso das ferramentas de tecnologia Microkids trabalharam disciplinas de maneira integradora, oportunizando o aprendizado dos alunos de forma lúdica.

Microkids Tecnologia Educacional

A tecnologia Microkids é integralmente aprovada pelo Ministério da Educação e permite a interação com o conteúdo pedagógico por meio de ferramentas tecnológicas aplicadas por professores que buscam aprimorar o aprendizado do aluno de forma transdisciplinar.

Atendendo às áreas de interesse da geração de estudantes que nasceu digital, a Microkids, com o foco em desenvolver ferramentas tecnológicas, incentiva nossos alunos à tomada de decisões, responsabilidade e cidadania, pensamento científico, crítico e criativo.

Há mais de 26 anos a Microkids desenvolve métodos educacionais utilizando ferramentas pedagógicas atuais que instigam e desafiam o desenvolvimento do estudante e incentiva a cultura da autonomia, fazendo com que vivenciem experiências e aprendam na prática. Todas as informações estão disponíveis no site www.microkids.com.br.

Notícias Recentes