Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

STJ realiza esta semana o XI Seminário de Planejamento Estratégico Sustentável do Poder Judiciário

Estão abertas as inscrições para o XI Seminário de Planejamento Estratégico Sustentável do Poder Judiciário (XI SPES), evento promovido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) que acontecerá nos dias 13 e 14 de junho (quinta e sexta-feira).

O seminário será totalmente online, com transmissão pelo canal do STJ no YouTube. O público interessado em participar pode se inscrever gratuitamente por meio de formulário eletrônico neste link.

Informações adicionais, a programação do evento e o link de inscrição estão disponíveis no link:

https://www.stj.jus.br/sites/portalp/Paginas/Comunicacao/Noticias/2024/27052024-Inscricoes-abertas-para-o-XI-Seminario-de-Planejamento-Estrategico-Sustentavel-do-Poder-Judiciario.aspx

Durante os dois dias de evento – que acontece desde 2014 – serão discutidos temas ligados à gestão pública sustentável, alinhada aos da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Entre os palestrantes estão membros das cortes superiores e de instituições dos outros Poderes, especialistas do setor público e de entidades privadas, bem como representantes da sociedade civil.

O evento contará com palestra de abertura, oito painéis e quadros complementares (“Histórias que transformam”, “Pílula de caso prático”, “Inovação e sustentabilidade”), todos compostos exclusivamente por mulheres. A paridade racial das convidadas também foi observada na composição do evento.

Ao longo das dez Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)edições anteriores, o SPES se tornou referência em sustentabilidade na gestão pública e foi palco de importantes debates, como os que originaram a Resolução 201/2015 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), pioneira na definição da política de sustentabilidade no Poder Judiciário.

O primeiro painel do dia 13, às 14h, terá o tema “Balanço de sustentabilidade do Poder Judiciário”. A diretora do Departamento de Pesquisas Judiciárias do CNJ, Gabriela Soares, vai apresentar o ranking dos tribunais no Índice de Desempenho de Sustentabilidade (IDS), importante componente do Prêmio CNJ de Qualidade. O painel também contará com a participação da especialista em sustentabilidade Adriana Moreira Tostes Ribeiro.

Na mesma tarde, haverá ainda dois outros painéis: “Ações de equidade como critério para desempate nas licitações” e “Inovação na gestão de contratos de terceirização”.

No dia 14, a programação começa às 9h, com o painel “Contratação de cooperativas na reciclagem de resíduos urbanos”. Os demais painéis serão sobre “Análise do ciclo de vida nas licitações”, “Agenda transversal ambiental PPA 2024-2027”, “O PLS como diretriz de governança de contratações” e “Elas na economia circular”.