Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

Superlua azul: veja como observar

Foto: SBRC/Ufes

A Lua cheia que começa nesta segunda-feira (19) será uma Superlua Azul. Superluas ocorrem quando a fase cheia da Lua coincide com a proximidade máxima ao nosso planeta, conhecida como perigeu, onde ela está a 90% de sua distância mais curta da Terra. A Lua cheia permanecerá visível até a manhã de quarta-feira (21).

Este fenômeno pode ser visto a olho nu. Para melhor visualização, procure locais com pouca poluição luminosa e pouco nevoeiro, como parques e áreas rurais; não é necessário nenhum equipamento especial.

A Lua deve surgir no céu por volta das 15:25, mas o melhor momento para observá-la será ao anoitecer. Apesar do nome, a Superlua Azul não tem coloração azul, como explica Gordon Johnston, ex-executivo da NASA. O termo “Lua Azul” refere-se a duas situações: quando há duas Luas cheias no mesmo mês ou quando ocorre a terceira Lua cheia de quatro em uma mesma estação do ano.

No Hemisfério Sul, que está no inverno (de 20 de junho a 21 de setembro no Brasil), já tivemos duas Luas cheias, estamos na terceira e a quarta será no mês seguinte, o que faz com que esta Superlua seja chamada de Lua Azul.

Segundo Johnston, o termo “superlua” foi criado pelo astrólogo Richard Nolle em 1979, e o termo “Lua Azul” foi registrado pela primeira vez em 1528, aparecendo em várias lendas antigas ao redor do mundo.

COMO OBSERVAR A LUA CHEIA EM VITÓRIA?

Em Vitória, o Parque da Fonte Grande estará aberto nesta segunda-feira para a observação da Lua cheia como parte do projeto Lua Cheia. O evento mensal atrai muitos residentes e visitantes que se dirigem ao parque para admirar o astro. No entanto, se o tempo estiver muito nublado ou chover, o evento poderá ser cancelado.

Notícias Recentes