Compartilhe

WhatsApp
Facebook
Telegram

Teleconsulta chega a todos os municípios do Espírito Santo e garante atendimento especializado online

Governo investe R$ 16,6 milhões e alcança marca de 250 mil consultas contratadas para 2025

Divulgação: Governo ES

O Espírito Santo atingiu um marco inédito na regionalização da saúde pública. Agora, todos os 78 municípios capixabas contam com o serviço de teleconsulta em especialidades médicas, facilitando o acesso da população a atendimentos especializados sem a necessidade de deslocamento a outras cidades. O anúncio foi feito nesta terça-feira (08) pelo governador Renato Casagrande e pelo secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, por meio de vídeo nas redes sociais.

A medida representa um avanço estratégico na modernização do Sistema Único de Saúde (SUS) no estado, integrando tecnologia, conforto e agilidade no atendimento. A expansão das teleconsultas faz parte de um amplo pacote de investimentos em saúde anunciado pelo governo estadual, que prevê, até o fim de 2025, a realização de 1,25 milhão de consultas e 670 mil exames especializados em todas as regiões capixabas.

Para o serviço de telemedicina, o investimento é de R$ 16,6 milhões, com a meta de oferecer 250 mil consultas especializadas via tecnologia. Desde o início da implantação, em janeiro deste ano pela Região Sul, mais de 25 mil pacientes já foram atendidos, com oferta de até 18 especialidades médicas, conforme a demanda de cada cidade.

Mais acesso, menos deslocamento

Com o serviço de teleconsulta, moradores de regiões mais afastadas ou com menor oferta de especialistas não precisam mais enfrentar longas viagens para realizar uma consulta médica. O atendimento é feito no próprio município, com suporte técnico adequado e infraestrutura digital, garantindo mais conforto, agilidade, segurança e dignidade para os usuários do SUS.

“A presença da teleconsulta em todo o Espírito Santo é um passo concreto na construção de um sistema de saúde mais moderno, que coloca as pessoas no centro das decisões e utiliza a inovação como ferramenta para salvar vidas e melhorar o cuidado com os capixabas”, afirmou o secretário Tyago Hoffmann.

Cadastro no Integra Saúde deve estar atualizado

Para garantir que os usuários sejam informados corretamente sobre o agendamento de suas consultas, a Secretaria da Saúde orienta que todos mantenham seus dados atualizados no sistema Integra Saúde.

O procedimento é simples:

  1. Acesse o portal: https://integra.saude.es.gov.br

  2. Faça login com sua conta Gov.br (ou cadastre-se, se ainda não tiver).

  3. Após o acesso, clique em “Meu Perfil” e atualize os dados de contato e endereço.

Notícias Recentes