O Governo do Espírito Santo inaugurou, na manhã desta segunda-feira (28), o primeiro totem de segurança pública da Grande Vitória. O equipamento foi instalado na movimentada avenida Expedito Garcia, em Cariacica, e faz parte de um conjunto de 40 totens que serão implantados em pontos estratégicos da Região Metropolitana.
Os totens contam com câmeras de segurança 360º, botão de emergência com ligação direta ao Ciodes 190, sistema de áudio, comunicadores de alta potência, blindagem e giroflex, funcionando como pontos fixos de monitoramento e atendimento emergencial.
Durante o lançamento, o governador Renato Casagrande participou de uma simulação de uso do equipamento. Ele acionou o botão e, em poucos segundos, foi atendido por uma operadora do Ciodes, demonstrando a agilidade do sistema.
Como funcionam os totens
Para denunciar uma ocorrência, o cidadão deve pressionar o botão de emergência no totem. Ao fazer isso, uma mensagem de advertência é emitida, alertando sobre a proibição de trotes e solicitando uma segunda confirmação para prosseguir com a chamada.
Após essa confirmação, o equipamento estabelece uma ligação direta com a central do Ciodes. Um atendente assume a ocorrência e inicia o processo de registro da denúncia em tempo real, utilizando o sistema de comunicação do próprio totem.
Totens espalhados pela Grande Vitória
Os 40 equipamentos serão distribuídos em pontos de maior fluxo de pessoas nos municípios da Grande Vitória, com base em dados estatísticos de criminalidade fornecidos pelas forças de segurança. Ao todo, 50 locais foram previamente selecionados para a possível instalação. Segundo a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), caso haja algum impedimento técnico em determinada área, outros pontos já estão previstos para substituição.
A iniciativa visa ampliar a vigilância, agilizar o atendimento a ocorrências e fortalecer a presença das forças de segurança em áreas urbanas com alta circulação de pessoas.