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Turismo capixaba cresce 9,2% no 1º trimestre de 2025 e supera desempenho nacional

O Espírito Santo alcançou a 4ª maior taxa de crescimento entre os estados brasileiros. Divulgação: Convento da Penha

O turismo no Espírito Santo registrou crescimento pelo nono mês consecutivo em março e encerrou o primeiro trimestre de 2025 com uma expansão de 9,2% no volume de atividades em comparação ao mesmo período do ano anterior. O resultado representa o 4º melhor desempenho desde o início da série histórica do setor, em 2011, segundo levantamento do Connect Fecomércio-ES, baseado no Índice de Atividades Turísticas (Iatur), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com esse avanço, o Espírito Santo também alcançou a 4ª maior taxa de crescimento entre os estados brasileiros, ficando atrás apenas de Rio de Janeiro (11,8%), Santa Catarina (11,3%) e Pará (10,2%). A média nacional ficou em 5,4%.

Segundo André Spalenza, coordenador de pesquisa do Observatório do Comércio (Connect Fecomércio-ES), o resultado evidencia o destaque do Espírito Santo frente a estados tradicionalmente consolidados no turismo nacional. “Os dados mostram que o Espírito Santo conseguiu se destacar, ficando com uma taxa de expansão das atividades turísticas acima de estados vizinhos com produtos turísticos fortemente consolidados no país, como a Bahia (8,9%) e Minas Gerais (0,8%)”, afirmou.

O resultado marca uma importante virada para o setor no estado: no mesmo período de 2024, o turismo capixaba havia registrado queda de 11,9% frente ao ano anterior. Agora, com a recuperação em curso, a Fecomércio-ES projeta que o desempenho no primeiro semestre de 2025 deve superar os números do ano passado e até recuperar patamares anteriores à pandemia.

Turismo de outono e inverno: novas tendências

Com o fim do verão, em março, o perfil do turismo capixaba passa por uma mudança: diminui a busca por sol e praia e cresce o interesse por montanhas, gastronomia, ecoturismo e aventura, típicos do outono e inverno.

“Esse perfil diversificado é um diferencial do Espírito Santo em relação a estados vizinhos, como a Bahia, e outras regiões do Nordeste, onde o turismo é mais concentrado no verão. Diante disso, é fundamental manter e ampliar as ações de divulgação do Espírito Santo como um destino turístico com atrativos durante todo o ano, reforçando seu potencial para receber visitantes tanto no verão quanto nas demais estações”, destacou Spalenza.

Preços e acessibilidade

Em março, os preços dos pacotes turísticos no estado caíram 3,06%, enquanto os preços de hospedagens registraram uma leve redução de 0,13%. Por outro lado, a alimentação fora do domicílio subiu 0,59%, abaixo da média nacional (0,77%).

As passagens aéreas tiveram um aumento de 11,44% no mês, e as de ônibus interestadual subiram 1,02%. Apesar dessas elevações pontuais, ambas acumulam queda no primeiro trimestre, conforme a análise da Fecomércio.

“Somada à redução nos preços dos pacotes turísticos, essa tendência pode contribuir para tornar as viagens mais acessíveis, favorecendo o turismo local e estimulando o aumento no fluxo de visitantes”, avaliou Spalenza.

O índice geral de preços na Grande Vitória apresentou alta de 0,53% em março, levemente abaixo da média nacional (0,56%), indicando estabilidade relativa nos custos para turistas e moradores.

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